Sectma discute implantação de Sistema Estadual de Áreas Protegidas

Sectma discute implantação de Sistema Estadual de Áreas Protegidas

Para discutir a implantação da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica na Região Metropolitana do Recife (RMR), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) recebe nesta quarta (28) o presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Cleiton Lino.

A criação de um Sistema Estadual de Áreas Protegidas no Estado também será discutido, já que Pernambuco faz parte de um projeto piloto de conservação das florestas urbanas. O projeto ainda abrange as cidades de São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro.

Segundo Lino, o projeto piloto atua em três frentes, sendo a primeira a implantação das Unidades de Conservação para o fortalecimento do Sistema Estadual de Áreas Protegidas. A segunda é a conclusão de estudo sobre a percepção da população sobre as florestas urbanas, que já foi iniciado na área do Parque Dois Irmãos. Uma terceira ação seria a realização de um levantamento sobre os serviços ambientais que essas florestas urbanas prestam à cidade.

Para o secretário-executivo de Meio Ambiente Ricardo Braga, que estará presente na reunião, essa é mais uma iniciativa da Sectma que deverá garantir a excelência na gestão ambiental
do Estado.

(JC Online, 27/02/2007)