20 fev Rede hoteleira da Capital tem ocupação de 95%
As previsões positivas de ocupação hoteleira em torno de 95% em Florianópolis durante o Carnaval 2007 foram confirmadas. O vice-presidente da Associação Brasileira de Hotéis (ABIH/SC), Luciano Schroeder, afirma que o setor apresenta um incremento entre 10% a 15% maior do que o registrado no ano passsado. “No centro, entre 85% a 90% dos leitos estão ocupados e nas praias do Norte da Ilha os hotéis operam com 95% da sua capacidade”, informa o empresário. Luciano atribui ao alongamento da festa e às multiatrações oferecidas na cidade o acréscimo de procura pelos turistas.
O vice-presidente lembra que a temporada está sendo considerada boa desde dezembro, mas é na folia de momo que os números alcançam os picos mais altos. A visita do público GLS à Capital é um fator determinante nas estatísticas, na opinião do empresário. “O Pop Gay e os bares temáticos da praia Mole têm atraído um público cada vez mais fiel e que circula especialmente no centro, Barra da Lagoa e Joaquina”, acredita. O mau tempo registrado desde o final da tarde de domingo, no entanto, ocasiou a antecipação de saídas entre 5% a 10%. “O tempo de permanência dos visitantes diminuiu de 5 para 3 ou 4 noites por conta da chuva”, explica.
Luciano prevê o alongamento da temporada neste ano. “Os vôos charter estão previstos até meados de março, o que deve manter a ocupação em cerca de 60%, 15% melhor do que em 2006”, afirma. Ele diz que logo depois virá a semana santa uruguaia e o feriado de Páscoa, que deve movimentar o setor nos primeiros dez dias de abril.
Já o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, Tarcísio Schmitt, acredita em uma ocupação de 85% a 90%. “Estamos fazendo o levantamento por amostragem em 48 estabelecimentos, como já é tradicional”, declara. O empresário afirma que os números oficiais devem ser apresentados amanhã.
(Gisa frantz, A Notícia, 20/02/2007)