Interior da Estação Ecológica é atingida

Interior da Estação Ecológica é atingida

A operação iniciada ontem teve como objetivo acabar as fontes potenciais de poluição nos manguezais dos rios Ratones e Pau do Barco, que cortam as duas áreas da Estação Ecológica no distrito de Ratones e no bairro Saco Grande. Segundo Figueiroa, a poluição já vem sendo detectada dentro da reserva.

O trabalho começou com os postos de abastecimento de combustíveis, mas existem outros pontos de emissão de poluentes. De acordo com o chefe da Estação Ecológica, as produtoras de cimento localizadas na região (cerca de seis) também poluem os manguezais, além das lavanderias (detergentes e outros produtos), e os esgotos domésticos. “Situações como a dos esgotos são difíceis de serem fiscalizados”, disse Figueiroa. “Isso acontece devido a falta de ordenamento urbano e do fato de o poder público não prover a região de uma rede coletora eficiente de esgotos”.

Os trabalhos iniciados ontem têm o respaldo do Fórum da Bacia de Ratones, formado por associações de moradores e de pescadores e representações de outros setores, “todos preocupados com o futuro das águas na região e envolvidos no processo de elaboração do novo Plano Diretor “, sob a coordenação do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf).

(Celso Martins, A Notícia, 09/02/2007)