26 fev Aniversário de Floripa terá promoção inédita e inovadora
O Movimento FloripAmanhã e a Secretaria Municipal de Educação estão lançando o concurso Viva Bem Floripa, que até o aniversário da cidade, no mês que vem, vai premiar os estudantes que melhor expressarem o que é, na prática, “viver bem Floripa”. Destinado a alunos do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos e participantes das ONGs de Florianópolis, o concurso tem quatro categorias: Desenho para alunos de 1ª a 4ª série, Redação para alunos de 5ª a 8ª série, Redação, Desenho ou Pintura para quem freqüenta EJA ou ONGs do município.
Os trabalhos serão avaliados por sua criatividade, originalidade, adequação ao tema, ortografia e gramática (no caso da Redação) e beleza estética (para desenho e pintura). Os resultados serão divulgados no dia 26 de março, e as escolas dos vencedores ganharão TVs, aparelhos de DVDs e computadores. As inscrições podem ser feitas nas próprias instituições envolvidas, onde os professores serão orientados para, nesta primeira fase do ano letivo, dar especial ênfase aos debates sobre cidadania, preservação do meio ambiente e hospitalidade em cidades turísticas.
A organização do concurso, que começa a mobilizar os estudantes logo após o Carnaval, tem supervisão da Secretária de Educação do município, Sidnéia Oliveira, da presidente da ONG FloripAmanhã, Anita Pires, e da consultora Deborah Bernett, que também está formatando um evento inédito para o aniversário da cidade. Com parceria da Fundação Franklin Cascaes, a ONG vai promover a Semana da Cidadania, com exposições de obras de arte que tenham Floripa como tema, mostra de projetos inovadores relacionados a desenvolvimento sustentável, uma maratona (via web) que promova o levantamento de pesquisas acadêmicas sobre Florianópolis, apresentação de artistas locais, o pré-lançamento do Museu Digital – primeiro do gênero no país – e ainda o lançamento de uma grife exclusiva da Capital.
O Ceart e o Laboratório de Design da Udesc já foram acionados pela ONG FloripAmanhã para elaborarem as primeiras peças da grife Floripa. Simultaneamente, estão sendo garimpadas na Casa da Memória imagens vencedoras de Maratonas Fotográficas para ilustrarem as camisetas. A grife também assinará cadernos, agendas e souvenirs, e os “pilotos” já estão sendo produzidos pela Cooperativa Social de Pais e Amigos de Portadores de Deficiências (da APAE).
(Ana Lavratti, Bela Santa Catarina, 21/02/2007)
Citado também em:
(Portal da Ilha, 21/02/1007)
(SME, 21/02/2007)
(Acontecendo Aqui, 27/02/2007)