05 dez Ponte é ameaça na temporada
Os moradores da Barra da Lagoa e os cerca de 80 mil turistas que visitam a praia no Verão terão que conviver mais uma temporada com a ponte pênsil remendada, com tábuas soltas e tela de proteção estragada. Apesar do prefeito Dário Berger ter entregue, ontem, a ordem de serviço para construção da nova ponte sobre o canal da Barra, a previsão é de que ela só fique pronta em abril de 2007.
Moradora do lugar há 32 anos, Leandra Machado considera a falta de manutenção da ponte o fato que mais precisa atenção das autoridades. Segundo Leandra, há quase dois anos a prefeitura não conserta as falhas da construção.
– De vez em quando, os próprios moradores estão com martelo na mão tentando arrumar uma tábua ou um prego que oferece risco para quem passa. Isso quando não chega alguém com o pé machucado – indigna-se Leandra.
Segundo o secretário municipal de obras, Aurélio Remor, a manutenção é feita, mas como paliativo para impedir acidentes, sem muito investimento da prefeitura.
– O problema é que, além das condições da ponte serem ruins, pois a construção é de 1982, não há respeito pelas regras e, muitas vezes, são os pescadores que na época da tainha furam as telas para tarrafear – argumenta Remor.
A placa que indica o número máximo de quatro pessoas na ponte ao mesmo tempo, e que impede a passagem de motocicletas, não é respeitada nem no Inverno. Segundo moradores, na alta temporada é possível ver até 100 pessoas passando pela ponte simultaneamente.
Turistas temem travessia perigosa
A ponte pênsil desperta medo e é considerada perigosa pelos visitantes. A estudante eslovena Aprila Cotic confirma a unânime opinião:
– Passamos porque estamos em uma pousada lá no outro lado, se soubéssemos (do perigo) teríamos comprado as diárias em hotel por aqui.
(Mariana Ortiga, DC, 05/12/2006)