06 dez Plano diretor pode mudar destino da área
Atualmente, a Via Expressa Sul está em fase de monitoramento ambiental em seu entorno, segundo o gerente de meio ambiente do Deinfra, Victor Hugo Bica. Todo o espaço foi cedido ao Estado para a construção da rodovia SC-401, numa extensão de aproximadamente seis quilômetros.
O gerente regional do Patrimônio da União, Laudir Schimtz, destaca que com o término de cessão para o Deinfra, muitas pessoas se mostraram interessadas em revitalizar o local.
– A área é um acrescido da marinha e deverá ser ocupada. Esperamos a apresentação dos projetos pela prefeitura para as devidas autorizações – aponta.
Ele ainda explica que a nova cessão será dada apenas para o período de implantação do projeto. Depois a área volta para a União, como foi com o aterro da Avenida Beira-Mar Norte.
– Somente o plano diretor vai definir o que poderá ser construído.
O arquiteto do Ipuf, Enio Martins, adianta que o atual plano diretor não aprova construções na área considerada verde de lazer.
– O plano, atualmente, não permite a utilização do espaço. Mas, com a possível reformulação passará a ser área comunitária institucional – analisa ele, que adianta que “todas as propostas existentes serão reformuladas para entrarem nas exigências do futuro plano diretor, que conta com a participação de toda a comunidade”.
(Dc, 06/12/2006)