Acesso a atracadouro gera polêmica

Acesso a atracadouro gera polêmica

Funcionários da Secretaria do Continente de Florianópolis abriram ontem um caminho que dá acesso a uma área de pesca e a um atracadouro de barcos, próximo à área do Parque de Coqueiros, no bairro de mesmo nome, região continental da Capital. O acesso público havia sido fechado por João Izaías de Andrade, que mora no terreno ao lado há 14 anos.

A abertura do acesso foi acompanhada por técnicos da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), que irá coordenar a implantação de uma praça no local. De acordo com o superintendente da Floram, Francisco Rzatki, no ano 2000 o Ministério Público determinou que o caminho fosse aberto, através de um Termo de Ajuste de Conduta. A prefeitura cumpriu a ordem, mas o morador fechou novamente o acesso.

– A partir de hoje, a comunidade passa a ter acesso ao atracadouro e à área de pesca. A praça vai demorar ainda uns dois meses – afirma o superintendente da Floram.

A idéia para os próximos anos é ligar a área com o Parque de Coqueiros. Para a abertura do acesso, foram demolidas duas casas que estavam em local público.

João de Andrade, que utiliza a área como sede da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Santa Catarina, afirma que a abertura do acesso foi feita sem ordem judicial.
(Estephani Zavarise, DC, 06/12/2006)