28 nov Adote sua cidade
Por Anita Pires, presidente do Movimento FloripAmanhã (ANCapital, 28/11/2006)
O Estado enfraquecido não consegue viabilizar políticas públicas que atendam as necessidades da sociedade. A sociedade, por sua vez, ausente e desorganizada, espera que o poder púbico o faça. Enquanto isso, os problemas vão aumentando. Na nossa visão e também dos estudiosos, comprovada pelas posições das Nações Unidas e Banco Mundial, o enfrentamento tem nome: Governança, processo cooperativo sinérgico, entre o poder público e a sociedade organizada, garantindo a cooperação pública-privada. Para isso, não precisa de dinheiro mas de atitude. É difícil, mas é possível porque depende de cada um de nós. Com esse espírito é que o Movimento FloripAmanhã conduz sua participação e tem a certeza que temos que ser protagonistas do futuro de Florianópolis. Nosso propósito é ser uma ponte entre o grande potencial de contribuição que as pessoas e as organizações têm para proporcionar à cidade e às entidades públicas – principalmente a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, que são os indutores e motivadores do processo de desenvolvimento da cidade.
Esta semana iniciamos a campanha Viva Bem Floripa, com a contribuição espontânea de todos os meios de comunicação – rádios, tevês, jornais e internet – que aderiram com a maior alegria, disposição e comprometimento. A campanha visa sensibilizar a todos de que a cidade é nossa e temos que cuidar dela para vivermos bem e sermos felizes no lugar que moramos.
Assim, estamos contribuindo para estabelecer parcerias entre a Prefeitura e empresários através da adoção de 30 praças, ruas, logradouros e escolas – como a praça 15, praça da Alfândega, praça Getúlio Vargas -, numa perfeita sintonia e cooperação da cidade com o poder público. São pequenos e grandes empresários que estão adotando e mantendo equipamentos públicos fazendo, a sua parte para embelezar e dotar a cidade de um ambiente agradável, bom e bonito para todos que moram em Floripa e os que a visitam.
Cidades com qualidade de vida e bem-estar social são marcadas profundamente por organizações sociais fortes, órgãos públicos conscientes do seu papel de liderança e motivação participativa da sociedade. Quem faz a cidade são as pessoas. Faça você também a sua parte, cuidando da sua calçada, da sua rua. Participando das organizações de bairro, do conselho comunitário de segurança e outras iniciativas. Reclamar não resolve. Faça a sua parte.