20 set Prefeitura vai assumir parque
O Parque de Coqueiros, no antigo Saco da Lama, na Região Continental de Florianópolis, teve na manhã de ontem suas placas informativas pintadas com tarjas pretas. O ato é um protesto organizado pela Sociedade Amigos de Coqueiros, que depois de oito anos administrando o local, fez a entrega de uso do terreno para a União.
Diante disso, a prefeitura da Capital irá assumir a administração do parque, segundo o secretário de Obras do Continente Gean Loureiro.
A Associação alega que apenas no último dia 11 tomou conhecimento da existência de um contrato de cessão de uso do terreno onde está localizado o parque. O documento firma que em 12 de julho de 2001 a União cedeu uma área de 46.404,00 m² à prefeitura de Florianópolis para a construção do parque. Diante da existência do contrato, a Sociedade Amigos de Coqueiros, disponibilizou em seu site uma carta enviada à Gerência Regional do Patrimônio da União de Santa Catarina, fazendo a entrega de uso do parque à União.
Segundo o que é relatado na carta, a entidade alega que não tinha sido comunicada do contrato. O secretário de Obras do Continente, Gean Loureiro, disse que a atual gestão da prefeitura também não tinha conhecimento do contrato até ontem.
Em meio à polêmica, a abertura do 2º Festival da Primavera será realizada no dia 7 de outubro, nas dependências do parque e em outras praças da região continental, segundo o secretário Gean Loureiro.
O secretário disse que há condições de o poder público dar continuidade ao trabalho feito pela Sociedade Amigos de Coqueiros.
A reportagem procurou o presidente da Sociedade Amigos de Coqueiros, Hamilton Schaefer, mas ele se negou a dar uma entrevista.
(Marion Barbosa, DC, 20/09/2006)