22 ago Rodovia em Ingleses deve ser municipalizada
A municipalização da rua João Gualberto, localizada no balneário dos Ingleses, Norte da Ilha, já foi autorizada pelo Departamento Estadual de Infra-estrutura (Deinfra). A reivindicação da comunidade foi pleiteada pelo Movimento pela Humanização dos Ingleses (MHI) numa reunião realizada no Deinfra na quinta-feira passada. Participaram do encontro representantes do movimento e o diretor do órgão, Romualdo França.
“Ele reconheceu a necessidade das obras no local, cuja situação é de calamidade pública”, disse o relações públicas do Movimento, José Antônio Bittencourt. O Deinfra vai disponibilizar equipamentos para realização dos trabalhos. Uma audiência pública com o prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PSDB), está prevista para a semana que vem com o objetivo de agilizar os recursos para a execução dos serviços.
Com a municipalização, as obras reivindicadas, que são a construção de calçadas e de ciclovia em frente à Escola Intendente José Fernandes e à igreja, ficam sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras. De acordo com Bittencourt, o secretário de Obras do município, Aurélio Remor, já está elaborando o orçamento. A obra vai servir de modelo para a construção deste tipo de infra-estrutura viária em todo o balneário e também para outras áreas da Ilha.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Mapa a pedido da arquiteta Vera Gonçalves do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), a rua João Gualberto, nome que recebe a rodovia SC-406 em Ingleses, foi considerada a mais crítica do sistema viário da região no que diz respeito ao conflito entre pedestres, ciclistas e motoristas. Calcula-se que em Ingleses morem hoje cerca de 50 mil pessoas, metade delas usuárias de bicicletas como transporte.
(Simone Moreira, A Notícia, 22/08/2006)