Participação estrangeira no Plano Diretor

Participação estrangeira no Plano Diretor

O arquiteto argentino Rubén Pesci, responsável pelo projeto Reserva da Biosfera, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência, Cultura (Unesco), vai colaborar diretamente com a elaboração do novo plano diretor de Florianópolis. Pesci participará na sexta-feira do encontro do grupo executivo, que reúne os representantes da administração municipal envolvidos com os aspectos técnicos do documento. O arquiteto já havia participado de uma discussão sobre o tema na Câmara de Vereadores da Capital.

Os planos diretores devem abranger todo o território do município e serem elaborados com a participação popular. O atual plano de Florianópolis, de 1997, não atende a essas duas condições. Nesse caso, um novo plano, dentro das normas do Estatuto das Cidades, deveria ser encaminhado à Câmara de Vereadores e aprovado até outubro deste ano, mas a Prefeitura já reconheceu que não conseguirá cumprir o prazo.

Pesci foi apresentado ontem à comissão executiva e disse que pode ajudar no encaminhamento metodológico. Para sexta-feira, ficou acertado que todos os representantes das secretarias devem trazer informações sobre suas área, entre elas breves relatórios das atividades realizadas em 2005, estratégias adotadas, documentos de referência da política pública, previsão orçamentária, atividades em andamentos e outros conteúdos para que o grupo executivo possa ter uma abrangência maior sobre os projetos que estão sendo desenvolvido.
(A Notícia, 15/08/2006)