04 jul Casa da Diversidade é inaugurada
O primeiro espaço público destinado à temática Gays, Lésbicas, Transgêneros e Bissexuais (GLTB) em Florianópolis foi inaugurado ontem à noite no antigo prédio da Câmara de Vereadores, na Praça 15 de Novembro. Além de virar sede da Casa da Diversidade, com atividades artísticas, esportivas e culturais engajadas ao movimento em defesa dos direitos dos homossexuais, o local também funcionará como base de apoio à 1a Parada do Orgulho GLTB, marcada para o próximo domingo na avenida Beira-mar Norte.
Hotéis não devem encher, diz especialista
A previsão da presença de 10 mil turistas no evento deixa o setor hoteleiro na expectativa, de acordo com o diretor financeiro da Associação Brasileira de Hotéis (Abih/SC), Luciano Schroeder. “Como é a 1a edição, não é possível fazer uma previsão matemática por falta de estatísticas históricas”, explicou.
Mesmo assim, Schroeder aposta que cerca de 90% do público deve se concentrar no centro da Capital. “Acredito em um acréscimo de 10% na ocupação hoteleira da região”, informou. Para o diretor, a iniciativa é importante: ” Se a data entrar no calendário vai dar um fôlego anual em zona sazonal tradicionalmente baixa”, argumentou.
O bom poder de compra do público GLTB, normalmente sem gastos com educação de filhos, deixa os proprietários de restaurantes e bares animados. “Já temos experiências positivas registradas nos carnavais”, informou o presidente da Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (Abrasel/SC), Ézio Librizi. Na opinião do empresário não é mais possível desconhecer esse mercado. “A segregação nunca fez bem a ninguém. Nossa expectativa é de bastante movimento no fim de semana da Parada da Diversidade”, declarou.
(Gisa Frantz, A Notícia, 04/07/2006)