13 jul Energia solar é debatida
Discutir ações municipais que criem condições para que a sociedade tome partido das vantagens sociais e ambientais da tecnologia solar é a principal finalidade do Seminário Cidades Solares – edição Florianópolis. Os debates em torno das tecnologias que, combinadas, criem um futuro sustentável para as cidades brasileiras, ocorre hoje, das 8h30 às 17 horas, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O projeto Cidades Solares busca criar legislações municipais que incentivem o uso de aquecedores solares em substituição a chuveiros e aquecedores elétricos ou a gás. Além da universidade, participam diretamente a Sociedade Internacional de Energia Solar (Ises) do Brasil, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Florianópolis, o Instituto Vitae Civilis e o Departamento Nacional de Aquecimento Solar da Associação Brasileira de Refrigeração, Ventilação e Aquecimento (Abrava).
Entre as pautas primordiais do seminário, a idéia é debater o projeto de lei sobre a obrigatoriedade da instalação de aquecedores solares em edificações na Capital, originalmente encaminhado à Ises do Brasil e ao Comitê de Mudanças Climáticas e Eco-Eficiência pelo Instituto Vitae Civilis. O motivo das discussões é a elaboração de um projeto de lei do Executivo, apresentado pelo Fórum da Cidade de Florianópolis, a ser enviado à Câmara. A iniciativa deve incentivar outros municípios a elaborar legislação própria para o aproveitamento das energias renováveis.
(A Notícia, 13/07/2006)