Comcap limpa canais e valas a céu aberto

Comcap limpa canais e valas a céu aberto

Dentro de uma semana a Comcap deve concluir a limpeza das margens e das valas situadas a céu aberto, nas proximidades do rio Pau do Barco, no Monte Verde. Uma equipe com 19 funcionários e oito máquinas está há dois dias no local, retirando entulhos e móveis velhos, bem como fazendo a varrição e capina em toda a região. A operação de limpeza seguirá depois para as comunidades do Santa Mônica, Ratones e Rio Tavares.

Na região continental, praticamente todas as áreas mapeadas já foram limpas e agora os trabalhos estão concentrados nos bairros da Ilha. Já receberam a visita dos operários as comunidades do Saco dos Limões, Lagoa da Conceição, Carianos e João Paulo. Para fazer a desobstrução dos canais estão sendo utilizadas duas retorescavadeiras, três caminhões e três roçadeiras mecânicas.

A Comcap também já obteve autorização da Floram, Fatma e Ibama para fazer dentro de 90 dias a desobstrução das valas localizadas junto à área de mangue no Santa Mônica e Trindade. Além dessa região, a operação vai ser realizada junto aos manguezais do Ratones e Rio Tavares, onde periodicamente a população costuma jogar móveis e depositar entulhos.

Segundo o Diretor de Operações da Comcap, Milton Otávio da Silva, a empresa também pretende iniciar um trabalho conjunto com a Vigilância em Saúde para fiscalizar os hospitais da cidade que não estão fazendo a separação correta dos materiais contaminados. “Temos encontrado pedaços de corpo humano, seringas e outros produtos durante a coleta de lixo convencional, colocando em risco a saúde dos garis que manuseiam o material”, explicou.
(Dieve Oheme, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Florianópolis, 25/07/2006)