14 jun Projetos franceses de tecnologia chegam à Ilha
Dois projetos de cooperação francesa em desenvolvimento de tecnologia podem vir ainda este ano na Capital. Um acordo firmado entre a Prefeitura de Florianópolis e a École des Mines de Saint-Etienne (Emse) deve viabilizar a implantação do Pólo de Excelência da Indústria Francesa de Alta Tecnologia e do Instituto de Ensino e Pesquisa.
A cidade disputou o empreendimento com Campinas (SP) e São Paulo e de acordo com a assessora especial para assuntos internacionais da
Prefeitura, Leonor Hartmann, foi escolhida pela qualidade de vida e pelo projeto de implantação do Sapiens Parque, um complexo urbano e ambiental no Norte da Ilha que está em fase de implantação e que, quando pronto, poderá receber empreendimentos e projetos nas áreas de turismo, serviços, tecnologia e meio ambiente.
Os contratos entre o município e os franceses estão têm assinatura agendada para agosto, em Florianópolis, com a presença do diretor da EMSE, Robert Germinet. O investimento previsto para os próximos cinco anos é de 60 milhões de euros e vai absorver mão-de-obra qualificada vinda das universidades. A plataforma de ensino EMSE será dedicada à pós-graduação com orientação de aplicação direta de gestão empresarial dentro da linha de pensamento da indústria francesa, que tem presença importante no Brasil.
Entre as empresas que já atuam no Brasil e que se utilizam desta metodologia estão a Vega do Sul, do Grupo Arcelor, a Dalkia, Rhodia e Tractebel. Também será utilizada a experiência da École des Mines de Saint-Etienne para colaborar com as novas empresas que se instalarão dentro do Sapiens Parque.
A largada para a implantação tanto do Pólo de Excelência da Indústria Francesa de Alta Tecnologia e do Instituto de Ensino e Pesquisa da EMSE está prevista para o final deste ano. Em fevereiro de 2007, a primeira turma do instituto já estará em formação. A implantação progressiva dos dois projetos será feita num prazo de dez anos e deve criar até lá aproximadamente 30 mil empregos diretos na área de alta tecnologia.
(A Notícia, 14/06/2006)