Despejo de esgotos faz algas se multiplicarem

Despejo de esgotos faz algas se multiplicarem

“É do esgoto”. A explicação sintética foi dada ontem de manhã por um pescador que tentava capturar alguns peixes com uma tarrafa, ao ser questionado sobre a origem do aparecimento de algas na Lagoa da Conceição, em alguns pontos da rua Vereador Osni Ortiga. O problema se arrasta desde 1999, quando surgiram as primeiras proliferações desordenadas de algas, sem que tenham sido tomadas providências definitivas.

A rigor, apenas uma iniciativa visou combater o problema: funcionários da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) retiraram as algas mortas da Lagoa em pelo menos três ocasiões, nos anos de 2003 e 2004, colocadas em caminhões e levadas para o aterro sanitário em Biguaçu. “Dentro de uns 15 dias, isso tudo aqui vai estar coberto de algas”, teme o mesmo pescador, que preferiu não se identificar.

No momento elas estão concentradas em alguns pontos e em todos eles existem saídas de águas pluviais que podem estar recebendo esgotos. Nestes locais o capim é mais verde e mais alto, destacando-se do restante da vegetação. As algas estão se proliferando com maior intensidade na frente das edificações de números 1.997 a 2.121 – casas particulares, uma pousada, uma associação de funcionários e vários pequenos condomínios.
Celso Martins – AN Capital, 05/06/2006