O Projeto de Estudo Complementar para Implantação do Plano de Ordenamento Naútico começou em 2011 e depois de seis meses de pesquisas criou uma base técnico-científica para subsidiar a regulamentação das atividades náuticas em Florianópolis. O objetivo do Projeto é permitir a preservação do ambiente costeiro de Florianópolis e o desenvolvimento de atividades como o transporte hidroviário, turismo náutico, aquicultura e pesca.
O Projeto do Plano de Ordenamento Naútico é uma iniciativa da FloripAmanhã com apoio da Fecomércio-SC, CDL-Florianópolis, AEMFLO/CDL-São José, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, Videoteca Videolocadora, Sindimóveis-SC, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Orsitec Assessoria Contábil e Empresarial, Pedro Paulo de Abreu e Renato Odecio Kock.
Entre junho e setembro de 2012 foram realizadas cinco oficinas em regiões diferentes da cidade para apresentação do Projeto para a comunidade. Baixe a publicação Estudos para Implantação do Plano de Ordenamento Náutico, lançada no dia 21/03/2013.