A Associação FloripAmanhã, aderiu a campanha  “Água Limpa é a Onda”, uma parceria entre Instituto-E, SOS Mata Atlântica, Uma Gota no Oceano, entre outras.

Entre os dias 25 a 27 de março, será realizada uma mobilização pelo saneamento na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC). A ação faz parte da campanha pela universalização do saneamento, água limpa nos rios e praias brasileiras e conta com a participação de ONGs como a Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto-e, Associação FloripAmanhã, Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM), parceiros como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL Florianópolis) e Jurerê Internacional, além de outras organizações apoiadoras por todo o Brasil. A iniciativa se integra a Campanha da Fraternidade 2016, onde é possível assinar a petição online aqui.

Uma das consequências da deficiência na coleta e tratamento de esgoto se reflete na situação das praias de Florianópolis, destino muito procurado não apenas por Catarinenses, mas também por turistas de outras localidades. O último boletim de balneabilidade (qualidade da água para contato primário) de Florianópolis, emitido pelo órgão ambiental estadual em 04/03/2016, indica que  31 pontos monitorados estão impróprios para banho. Florianópolis é uma das poucas capitais litorâneas que coleta pelo menos metade do esgoto gerado (índice de coleta de 55%), porém o tratamento de esgoto na Ilha da Magia ainda é pouco, em Canasvieiras por exemplo, dos 1.528 imóveis inspecionados pelo programa Se Liga Na Rede em janeiro de 2016, 46% possuem ligações inadequadas.

O movimento por água limpa teve início na cidade do Rio de Janeiro, nas praias de São Conrado e Barra da Tijuca, que enfrentam sérios problemas de contaminação por esgoto. A ideia é levar para diferentes Estados a necessidade de envolvimento da população para apoiar a campanha com suas assinaturas e cobrar dos governos estaduais que o saneamento seja prioridade na agenda pública.