Agenda FLORIPA 2030/2040/2050:

Uma Visão Estratégica para o Futuro de Florianópolis

Descubra o Caminho para um Futuro Sustentável e Inclusivo de Florianópolis

A Agenda é um marco significativo na jornada de Florianópolis em direção a um futuro mais sustentável e inclusivo. É um recurso essencial para todos aqueles comprometidos com o desenvolvimento da cidade e oferece uma visão abrangente e estratégica que pode guiar a tomada de decisões e a ação coletiva nos próximos anos.

Preencha os campos e baixe grátis a Agenda FLORIPA

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Não iremos compartilhar seus dados com nenhuma empresa.

A publicação está dividida em cinco capítulos e Considerações finais:

Visão de futuro para Florianópolis

O livro começa com uma análise profunda da visão de futuro para Florianópolis, explorando cenários, desafios e oportunidades. Inclui uma análise de planejamento urbano estratégico, diretrizes do Estatuto da Cidade, plano diretor, revitalização urbana, desenvolvimento econômico e planejamento urbano ambiental.

Fundamentos de cenários

Aborda a construção de cenários futuros para Florianópolis, considerando fatores econômicos, ambientais e sociais até 2050 nos ambientes internacional, nacional, estadual e municipal. Destaca eventos e tendências que podem influenciar o futuro, como a transformação digital, a economia global, as questões ambientais, a desigualdade social e a política econômica.

O texto apresenta uma visão detalhada sobre o conceito de "Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis" (CHIS), com foco em Florianópolis e suas projeções para 2030/2040/2050, enfatizando a necessidade de priorizar as pessoas. Aborda também três características desejáveis para tornar as cidades mais humanas: equidade, diversidade e inclusão social (EDI); desenvolvimento da educação, ciência, tecnologia e inovação (ECTI); e foco na preservação do meio ambiente, questões sociais e governança da cidade (ESG).

Diretrizes Estratégicas para a

Modelagem do Futuro

O texto delineia as Diretrizes Estratégicas para a Modelagem do Futuro de Florianópolis, fundamentadas nos Indicadores de Sustentabilidade da Cidade. Essas diretrizes foram publicadas no Relatório Anual de Progresso (RAPI) e monitoram 197 indicadores. A semaforização dos indicadores é usada para visualizar os resultados, e a colaboração entre o setor público, a sociedade civil, a iniciativa privada e organizações locais é enfatizada para implementar estratégias de sustentabilidade eficazes.

Projetos Estruturantes

O livro também destaca projetos estruturantes que são fundamentais para a realização da visão de futuro da cidade, incluindo iniciativas já implementadas e propostas futuras. Esses projetos, alinhados às Diretrizes Estratégicas e aos indicadores do Relatório do Avanço do Progresso dos Indicadores (RAPI), têm características como impacto transformador, alta relevância, escopo amplo, longa duração, investimento significativo e riscos associados.

O livro conclui com reflexões e considerações finais que sintetizam a abordagem estratégica e oferecem insights valiosos para stakeholders, formuladores de políticas, acadêmicos e cidadãos interessados no futuro de Florianópolis.

Veja o Sumário da Agenda 2030/2040/2050: