Inscrições abertas para o ”InovaDay”, evento gratuito em Florianópolis que discute inovação em Gestão Pública
25/06/2013
Santa Catarina fará levantamento sobre principais problemas em mobilidade urbana
25/06/2013

O dia 24 de junho de 2013 ficará marcado para os moradores da região Continental. Pela primeira vez na história da Capital, em uma única solenidade, a prefeitura via Secretaria Municipal do Continente, anunciou a revitalização de 20 praças, metade das existentes na região, de uma só vez. O lançamento da primeira etapa do projeto Continente Saudável, realizado na manhã desta segunda-feira (24), reuniu autoridades, empresários e líderes das comunidades da região que há anos esperavam por uma iniciativa voltada às áreas de lazer.

O projeto marca como um dos grandes lançamentos da nova administração da prefeitura de Florianópolis e inova trazendo, também pela primeira vez, o Selo de Acessibilidade do Instituto Guga Kuerten (IGK). Com ele, as praças terão que apresentar equipamentos que contemplem o lazer de qualquer criança, seja ela deficiente ou não.

“Poder devolver à região continental da cidade áreas que estavam degradadas e, em alguns bairros, serviam apenas de alojamento para moradores de rua e usuários de drogas é a realização de um sonho. Com o Continente Saudável elas não somente serão revitalizadas, mas serão acessíveis a todos”, disse o secretário do Continente, João Batista Nunes.

A ideia do projeto surgiu logo no início da gestão de João Batista frente à Secretaria Municipal do Continente em janeiro deste ano. Depois de muitos levantamentos em um seminário realizado com todos os funcionários da secretaria foi lançado o projeto Continente Saudável em cinco áreas: 1) adoção de praças; 2) adoção de animais; 3) infraestrutura e mobilidade urbana; 4) lixo e 5) cuidar das pessoas.

O primeiro é o de adoção de praças no qual a meta é motivar voluntariamente os empresários da região continental em adotar os espaços públicos já existentes. Em todos os casos, foram potencializadas as empresas próximas a estas áreas.

“Mostramos a eles que de nada adianta levantar um belíssimo prédio ou empreendimento comercial se sua praça ao lado está deteriorada. Acredito que em pouco tempo, com a ajuda da minha equipe lá da secretaria, o Continente terá todas as suas 42 praças adotadas”, afirmou o secretário.

Prefeito quer que mesma iniciativa seja replicada na Ilha

Surpreso com o rápido resultado do projeto Continente Saudável, o prefeito Cesar Souza Júnior, elogiou o trabalho da Secretaria Municipal do Continente e quer ver iniciativas semelhantes também na Ilha. Para ele, revitalizar metade das praças do Continente de uma só vez é um momento histórico para Florianópolis.

“O projeto e o selo de acessibilidade irão criar um novo momento para a cidade. Teremos que replicar a ideia na Ilha. Queria agradecer a todos os padrinhos que neste ato, de forma totalmente voluntária demonstraram seu amor pela cidade. É um momento histórico para o Continente, quando de maneira espontânea os empresários da região irão investir cerca de R$ 6 milhões nestas praças. Como contrapartida o poder público irá destinar aos locais revitalizados mais segurança e manutenção”, afirmou.

IGK irá acompanhar os trabalhos

Satisfeita com o resultado do projeto, a parceira do Continente Saudável e presidente do Instituto Guga Kuerten (IGK), Alice Kuerten, afirmou que todo o trabalho será monitorado e que o selo irá mostrar como atitudes simples podem mudar a vida de muitos deficientes.
“Ter uma placa com texto em braile mostrando o mapa da praça e quais os equipamentos que ela tem é uma iniciativa simples que pode mudar o lazer de milhares de pessoas. Esperamos que depois de prontas estas praças se tornem pontos de união dos moradores, que por sua vez, também terão que ajudar a preservá-las e a ocupá-las”, disse.

O presidente do Grupo Dimas, Daniel Dimas, falou em nome dos padrinhos do Continente Saudável e reafirmou a importância da ação.
“O projeto é um exemplo neste momento em que estando discutindo um futuro melhor para nosso país. Mostra que para chegarmos onde queremos precisamos nos unir. A iniciativa privada revitaliza e por outro lado o poder público deverá encher estas praças de eventos, de pessoas, de ações”, salientou.

Todas as praças receberão orquídeas nativas

A Federação Catarinense de Orquidofilia (FCO) irá oferecer a todas as praças adotadas 10 mudas de orquídeas nativas. A espécie escolhida foi a Laelia Purpurata, símbolo de Florianópolis.
Segundo o orquidófilo, Marcelo Vieira Nascimento, a federação representa 22 associações orquidófilas de Santa Catarina, que totalizam cerca de 4.500 orquidófilos em atividade.

Lista das praças adotadas nesta primeira etapa

1- Praça Marinheiro Anízio da Silveira Machado – bairro Canto – Supermercados Imperatriz Ltda
2- Praça Roberto de Oliveira – bairro Estreito – Repecon Automóveis Ltda
3- Trevo entre as Ruas José Cândido da Silva e Coronel Pedro Demoro – bairro Balneário – Comércio de Combustíveis Lubrificantes Assunção Ltda
4- Trevo da Rua Tijucas – bairro Balneário – Cambirela Empreendimentos Turísticos
5- Praça Guilherme Fortkamp – bairro Balneário – Coral Arquitetura Ltda
6- Playground da Biblioteca Barreiros Filho – bairro Coloninha – Brubrinq Indústria e Comércio de Brinquedos Ltda
7- Playground da Praça do Monte Cristo – bairro Monte Cristo – Brubrinq Indústria e Comércio de Brinquedos Ltda
8 – Praça do Bom Abrigo – bairro Bom Abrigo – Centro Islâmico de Florianópolis
9 – Praça Nagib Jabor – bairro Capoeiras – Orsitec Assessoria Contábil e Empresarial
10- Praça Naval (a ser construída) – bairro Jardim Atlântico – Koerich Incorporação e Participação Ltda
11- Praça Arlindo Philipi (parte superior com 8.640m²) – bairro Jardim Atlântico – Koerich Incorporação e Participação ltda
12- Praça da Rua Manoel Félix Cardoso (a ser construída) – bairro Abraão – Cota Empreendimentos Imobiliários Ltda
13- Praça João Batista Vieira – bairro Jardim Atlântico – Beco Castelo Construções e Incorporações de Imóveis Ltda
14- Praça do Jardim Atlântico / Conselho Comunitário do Sapé – bairro Jardim Atlântico – Unique MCA Construções Ltda
15- Praça da Rua Gil Costa – bairro Capoeiras – Mello Duarte Construtora e Incorporadora Ltda
16- Praça da Rua Benedito Terézio de Carvalho –bairro Estreito – Construtora Dinonísio Deschamps
17- Praça José Boabaid – Praia do Meio – bairro Coqueiros – Hoepcke Administração, Participação e Empreendimentos Ltda.
18 – Praça Nossa Senhora de Fátima – bairro Estreito – Dimas Empreendimentos Imobiliários
19 – Complexo Esportivo da Comunidade Chico Mendes – bairro Monte Cristo – Flexquadra Comércio e Importação Ltda.
20- RDO Empreendimentos Imobiliários Ltda – Biblioteca Barreiros Filho – bairro Coloninha

(PMF, 24/06/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *