Em Brasília, prefeito de Florianópolis pede agilidade para obras de trânsito
29/04/2011
Descuido com as montanhas de lixo nas esquinas
29/04/2011

Vice-prefeito de Florianópolis prevê paralisia urbana

Da coluna de Carlos Damião (ND, 29/04/2011)
João Batista Nunes diz que cultura do automóvel impede melhorias no trânsito: “Tendência é piorar”
“Florianópolis só vai melhorar quando o caos for completo, quando as pontes pararem definitivamente, quando a saturação do sistema viário for total”. O desabafo foi feito pelo vice-prefeito João Batista Nunes, durante longa conversa com este colunista. Ele estava indignado com algumas conclusões do Fórum Internacional de Mobilidade Urbana, realizado na Capital. “As soluções passam por decisão política, pela determinação dos prefeitos em resolver os problemas de mobilidade. Quando fechamos a Paulo Fontes, foi uma decisão política. Fui crucificado por isso. Mas o Fórum concluiu que a as pessoas devem ser a prioridade das cidades, não os carros. Foi isso que fizemos e não vimos qualquer entidade nos apoiando”. Para João Batista, a principal questão envolvendo mobilidade diz respeito à “cultura do automóvel”. E adverte: “Numa situação de caos completo, com tudo parado, os motoristas vão acabar se agredindo e se matando, porque a única alternativa será caminhar ou utilizar a bicicleta para chegar aos seus destinos”.
Mudar atitudes
João Batista Nunes considera fundamental a discussão sobre transporte público de qualidade, com ampla participação social e institucional. E bate na tecla da educação: “Temos que trabalhar as reflexões sobre o uso do automóvel desde a pré-escola. Infelizmente as pessoas são muito apegadas ao transporte individual. Isso tem que mudar e só a mudança de atitude produzirá resultados”, enfatiza.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *