SC 403: Governo analisa a justificativa
04/04/2014
Agenda de 07 até 13 de abril de 2014
04/04/2014

Uma visita às obras do mercado

A um mês da entrega da reforma da ala norte do Mercado Público de Florianópolis, o Diário Catarinense teve acesso exclusivo ao espaço e mostra em primeira mão como está o andamento das obras.

As belezas dos detalhes do cartão-postal estão mais evidentes. Com madeira angelim, bem mais espessa que a das antigas, as 63 novas portas externas do prédio serão como as originais, mas ainda não foram colocadas. As cimalhas – desenhos feitos nas paredes, entre as portas – com um artefato de metal, ganham o formato antes desgastado pelo tempo.

Dentro da ala, o branco se destaca nas paredes, dando uma nova cara ao corredor. O piso original, de pedra basalto, será recuperado. Os boxes receberão piso comum. A parte elétrica e hidráulica foi padronizada e, para não prejudicar a estrutura, o encanamento para o ar-condicionado teve que ficar visível.

As laterais do telhado já foram trocadas por peças semelhantes às originais, aprovadas depois de testes na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As portas e o material do reboco também foram testados.

– O mais difícil dessa obra foi definir os materiais e os procedimentos técnicos – diz Walter Corrêa, administrador da JK Engenharia, empresa responsável.

O material retirado de uma das paredes para análise constatou presença de areia, casca de berbigão, sal e argila. O desafio, para o vice-prefeito e secretário de Obras de Florianópolis, João Amin, foi encontrar materiais que pudessem preservar as características originais do prédio.

A ala sul passará pelo mesmo procedimento. A Secretaria Municipal de Administração divulgou o dia 25 de abril como data limite para a saída dos comerciantes, mas eles afirmam ainda não terem recebido notificação oficial.

Amin explica que eles receberão o aviso depois da Semana Santa. A ala sul será completamente fechada para a reforma. Os que permanecerão no Mercado após a reabertura serão realocados para uma estrutura alternativa no Terminal Cidade de Florianópolis.

Na tarde de terça-feira, a Secretaria Municipal de Obras fez uma reunião com os novos concessionários da ala norte. A data de inauguração não foi divulgada, o que deixou os comerciantes apreensivos. O secretário porém, afirma que, conforme o informado pela JK Engenharia, está tudo dentro do planejado e o prazo de entrega, para o final deste mês, está mantido. Amin ainda destaca que o cronograma de obras da ala sul será divulgado apenas após a entrega da norte. A ala sul é original desde sua construção, em 1928, e necessita de muitas adequações devido a alterações posteriores.

(DC, 04/04/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *