A aldeia que já fomos
08/04/2013
Exemplos de transporte público no Velho Mundo
08/04/2013

Últimas décadas Floripa tem ganho é muito carro, casas, edifícios e milhares de novos moradores

Por Ricardinho Machado (Notícias do Dia, 06/04/2013)

Nas duas últimas décadas Floripa tem ganho é muito carro, recebido muita gente de outras plagas para aqui morar, tem visto subir muitos edifícios, surgir muitos condomínios e germinar outras centenas de residências.

Tem visto sua restinga desaparecer nos Ratones, como já se esqueceu a que existia na orla do Jurerê. Em compensação não ganha um hospital público há mais de 30 anos, perdeu sua ponte histórica para a ferrugem e vê, pasma, suas duas outras ligações com o Continente despencar em partes sobre o mar. Ao velho slogan “terra do já teve” devemos acrescentar um mais atual: “ilha que não tem e nunca terá”.

Já teve

Nos idos dos anos setenta, jornalista Beto Stodieck levantava a voz (no caso via sua pena sarcástica) contra a ineficácia do poder público em trazer para a Ilha empreendimentos e equipamentos turísticos e de lazer, já que os únicos existentes eram nossas praias e o Teatro Álvaro de Carvalho. Primeira tentativa de se construir um hotel 5 estrelas nas esquinas das avenidas Rio Branco e Osmar Cunha, onde funcionava um posto de combustível, esbarrou nos tribunos arcaicos de nossa Câmara de Vereadores. Trinta anos depois estão levantando ali uma bela obra.

Abaixo assinado

Editorial de hoje poderia ser escrito a várias mãos. Façam isso e repliquem. Acrescentem outras coisas que perdemos ou que merecemos ganhar e não vingou. Vamos multiplicar a vontade de ver Floripa crescer com economia limpa, com turismo sadio e com geração de emprego e renda além da renda de bilro.

Ic et nunc

Daqui a 30 anos, euzinho já velhinho, caso vivo, quero rememorar os dias atuais da Ponta do Coral. Muito possivelmente vai estar como está, ou outro empreendimento ali surgirá… mas perdemos três décadas e mais de mil empregos para a juventude de agora. Estamos perdendo pro time do “aqui e agora” para o clube do futuro incerto.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *