Crustáceos comprovam impactos de compostos químicos liberados em sistemas de refrigeração e plásticos
13/07/2009
Inovar é legal
13/07/2009

UFSC e Agência Nacional de Transporte Terrestre buscam alternativas

UFSC e Agência Nacional de Transporte Terrestre buscam alternativas para a mobilidade urbana
A UFSC e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) firmaram convênio na tarde de sexta-feira (10/07) a fim de desenvolver estudos dirigidos à questão da mobilidade no transporte rodoviário de cargas.

O professor Amir Mattar Valente, do Laboratório de Transportes e Logística do Departamento de Engenharia Civil da UFSC, destaca que através deste convênio a UFSC assume compromisso com a realização de estudos e o desenvolvimento de modelos voltados às atividades de regulação do transporte terrestre.

Além disso, a Universidade se compromete também com o levantamento de dados de fluxos de transporte e com a construção de bases georeferenciadas para avaliação da infraestrutura necessária ao bom atendimento da demanda por transportes e logística, e ainda com o treinamento e a capacitação dos técnicos na área de transporte e logística para aprimoramento tecnológico e uso de ferramentas de avaliação de projetos de transporte.

O reitor em exercício, Carlos Alberto Justo da Silva (Paraná), destacou na ocasião o interesse da UFSC em se firmar como um centro de referência em relação à mobilidade. Lembrou também que esse nível de competência oferecido ao aluno permite à Universidade deixar de ser um local apenas voltado à transmissão de conhecimento para se tornar potencializadora da capacidade crítica dos alunos.

A cerimônia de assinatura do convênio contou com as presenças do reitor em exercício, Paraná, do Diretor Geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, do Superintendente de Estudos e Pesquisas, Fernando Regis dos Reis, do professor Amir Mattar Valente e da Engenheira Ursula B. S. Vieira.

Outras informações com o professor Amir Mattar no telefone 3721- 7092.

(Mara Paiva, Agecom, 13/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *