Trânsito selvagem
02/10/2008
O exercício de criar futuros sustentáveis
02/10/2008

Turismo sustentável

Artigo escrito por Jeanine Pires, Presidente da Embratur (DC, 02/10/2008)

Este ano, o Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro, teve como tema o enfrentamento das mudanças climáticas. Esta preocupação tem estado presente na elaboração das políticas do setor em todo o mundo, e também no Brasil.

Quando, em 2007, a Organização Mundial do Turismo lançou o desafio da diminuição das emissões de carbono para o setor, a decisão veio acompanhada de recomendação expressa de que os países em desenvolvimento não fossem discriminados com a criação de quaisquer obstáculos ao seu desenvolvimento, em particular aqueles que estão a longa distância dos grandes mercados emissores. Esta ressalva foi muito importante para colocar a discussão no rumo certo e impedir que, em nome da preservação, países como o Brasil sofressem restrição de acesso. A forma de manter os benefícios do turismo e minorar sua contribuição para as mudanças climáticas é essencialmente o uso responsável dos recursos naturais, além de fazer da atividade um fator de estímulo ao desenvolvimento local e da preservação da cultura das comunidades.

Este tema é muito importante para SC – Estado em que a natureza encanta e atrai turistas do mundo inteiro para viver aqui as experiências proporcionadas por paisagens e biomas diversos. Nosso grande atrativo tem que ser preservado. Nossa diversidade, grande estrela da campanha de publicidade que a Embratur lançou este mês em 12 países, tem que ser tratada com cuidado.

Como o turismo é atividade que envolve mais de 50 setores, um diálogo constante entre iniciativas pública e privada, planos diretores e de geração de energia renovável têm que estar no foco do nosso setor.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *