Ingleses e Santinho ganham melhoria na iluminação pública e na pavimentação
01/06/2009
Beira-Mar no Estreito só no final deste ano
01/06/2009

Túnel subaquático para melhorar a mobilidade

Projeto pioneiro no Brasil poderia descomplicar os acessos da Capital
Uma técnica ainda não usada na engenharia brasileira poderá ser empregada em Florianópolis. Mais importante que isso, a entrada e a saída da Ilha de Santa Catarina poderão ser menos congestionadas com outra opção de vias.
O túnel subaquático apareceu como uma alternativa para a Capital na apresentação de anteprojetos sobre mobilidade urbana. O documento, apresentado pelo prefeito Dário Berger na última quarta-feira, prevê um túnel de três pistas de ida e três de volta.
A extensão de 1,15 quilômetro ligaria a Beira-Mar Norte, na Ilha, à Beira-Mar Continental, no Bairro Estreito. Desse ponto, a via seria conectada com o município de São José e com a BR-101, formando o Eixo Norte.
América Latina tem apenas uma obra no mesmo modelo
Preliminarmente, o orçamento foi calculado em R$ 590 milhões, enquanto o custo do projeto com uma ponte ficaria em R$ 780 milhões, segundo a prefeitura. O próximo passo é a elaboração dos quantitativos para lançar a licitação do projeto.
Depois, segundo o prefeito, será hora de buscar parcerias para a realização da obra. O túnel foi pré-selecionado para entrar no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da mobilidade urbana, e a intenção de Berger é que a obra seja construída com verbas da União, do Estado e do município.
O tipo de túnel, se escavado ou imerso, ainda não foi definido. O detalhamento levará em consideração os custos e o impacto ambiental de cada possibilidade.
– Queremos finalizar essa nova travessia ainda dentro do mandato – reafirmou Berger.
A ideia do túnel imerso já foi levantada em Florianópolis. O engenheiro civil italiano Leonardo Redaelli vive há 20 anos na Ilha e, desde sua chegada sugere a ligação. Há apenas um túnel imerso na América Latina, que fica na Argentina. No mundo, o engenheiro afirma que existem mais de 120, 22 somente na Holanda.
(Lilian Simioni, DC, 30/05/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Francisco disse:

    A região que compreende a Mauro Ramos na altura do Shopping Beira Mar vai se transformar num caos, mais ainda do que já se observa atualmente. A zona é residencial com alguma atividade comercial, com hotéis e restaurantes, mas principalmente residencial. Este túnel irá causar um impacto enorme às pessoas que residem e trabalham nesta região. Além do mais, há a necessidade de de estudo de imapacto ambiental (eia\rima) e estudo de impacto a vizinhança (eiv) en toda a orla da beira mar insular, tanto norte quanto sul, para ver qual a opção de alternativa locacional é a mais correta, tanto do ponto de vista sócio-ambiental quanto econômico, para então se iniciar os estudos de uma possível solução através de ligação entre o continente e a ilha por túneis submersos. Há ainda a questão do impacto de uma obra desta natureza sobre a biota marinha, levando em consideração que temos três unidades de conservação na área de influência de um eventual projeto deste porte. Enfim, a sociedade estará atenta aos desenrolar desta proposta.
    Por fim, o cidadão italiano que apoia esta proposta, deveria saber que as obras que eventualmente são eficazes na Holanda e outros países baixos, não necessariamente seriam eficazes no centro de Florianópolis, principalmente em locais com grande adensamento urbano.

  2. Para o Prefeito Dário Berger,
    Ref.: Túnel-Subaquático,
    > você têm em mãos para edificar:
    > planejamento e projeto;
    > órgão de proteção ao meio ambiente;
    > tecnologia de última geração (construtora brasileira);
    > meio de escavação de canal com profundidade suficiente para favorecer tráfego de navio de grande porte;
    > licença p/instalação de obra PMF;
    > Apôio técnico de L.Redaelli;
    > Crédito dos florianopolitanos que já têm a certeza da utilidade pública e progresso que a obra concluída irá trazer.
    > Sua obra já começou, felicidades…!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *