Comissão da Verdade catarinense promove debate e exibição de documentário nesta sexta-feira em Florianópolis
07/03/2014
Missão oficial promove intercâmbio de experiências em inovação com Cingapura
10/03/2014

Triste realidade: A ponte Hercílio Luz pode sim cair a qualquer momento

Por Paulo Alceu (ND Online, 06/03/2014)
A ponte Hercílio Luz pode sim cair a qualquer momento. Não é exagero, mas realidade, segundo os engenheiros da construtora Espaço Aberto. Inclusive, um vento com mais de 100 quilômetros por hora poderá causar grandes danos. Na inspeção que foi feita de todo o material ficou claro o desgaste e a necessidade de trocas, se a intenção é realmente colocar a ponte em operação. A cada avanço nas obras há necessidade de mudanças e novos procedimentos. Tanto que o projeto inicial, de recuperação, praticamente não existe mais. Teve que ser totalmente modificado por conta das dificuldades encontradas no caminho. Atualmente está sendo construída uma ponte embaixo da atual para mantê-la em pé. Um dos grandes crimes da ponte Hercílio Luz é de que nunca passou por uma manutenção que a mantivesse conservada e protegida da corrosão. Atualmente inclusive as rótulas, que são quatro e sustentam o movimento que faz e suportam todo o peso, terão que ser trocadas, pois estão condenadas, trincadas. As novas são de uma tecnologia mais avançadas e durabilidade de 50 anos. Isso só para citar um exemplo. Claro que não justifica atrasos e aditivos, mas deve haver uma união de esforços para que as metas sejam cumpridas. A grosso modo dá para afirmar que o problema está no vão central. Dos dois acessos em obras um deles tem impedimento porque há famílias vivendo embaixo da ponte, sendo que uma das pilastras está exatamente na cozinha de uma casa. E a desapropriação? Há uma infinidade de pequenos detalhes que exigem mais celeridade e sintonia com os trabalhos. A empreiteira diz uma coisa e o Deinfra outra. Mas o certo é que a ponte está lá sem operação há anos, com promessas reafirmadas de conclusão para dezembro e sugando dinheiro público. Compensa?

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

0 Comentários

  1. Roberto de Oliveira disse:

    Prezados leitores avisados e desavisados:
    Trata-se de informações alarmistas bem do gosto desta firma que vive de manobras escusas para protelar prazos de todas suas obras e outros golpes para conseguir aditivos (acréscimos financeiros). Porque somente agora esta empresa (que não faz juz ao nome, tamanha falta de idoneidade) se fala sobre estes assuntos? Tem uma resposta bem simples: é que o governo colocou a faca no peito desta dita empresa e a sua única saída é criar este clima de insegurança para conseguir a continuidade de sua política de manobras evasivas e conseguir mais prazo e mais aditivos. Tudo isto que se falou nesta desastrada nota, que o renomado FloripAmanhã não deveria ter publicado, já foi alvo de audiência pública em 2011 na ALESC, bem como de Palestras Públicas na ACE (Associação Catarinense de Engenheiros) em maio de 2014. Portanto, reafirmo e esconjuro o perigo implícito desta nota desastrada (e sem fundamento técnico) na opinião pública de Santa Catarina.
    Professor Roberto de Oliveira, PhD
    Diretor Técnico da ACE
    Membro Voluntário Consultor do Instituto FloripAmanhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *