Editais suspensos atrasam obras e serviços na Capital
05/05/2011
“Florianópolis pode crescer o dobro do Brasil”
05/05/2011

Transporte mais rápido é o melhor

A maioria da população brasileira considera a rapidez a característica mais importante para um bom meio de transporte. Uma pesquisa divulgada ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que quem se desloca a pé, de bicicleta, carro, moto ou transporte público avalia a velocidade como fator determinante de um meio de transporte adequado.

Chamado de Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) – Mobilidade Urbana, o levantamento apontou a rapidez como a a principal condição para aqueles que não utilizam o transporte público passassem a usá-lo. A maioria das pessoas que se desloca de bicicleta, carro ou moto respondeu que poderia se tornar usuário do transporte público se ele fosse mais rápido.

Entre os não usuários preferenciais de transporte público, mais de 20% alegaram que não passariam a utilizá-lo em nenhuma condição. Entre aqueles que se deslocam de carro, moto ou bicicleta, o principal motivo para a escolha do meio de transporte está ligado à rapidez. Para os usuários de transporte público, a opção se dá porque ele é mais barato. Quem se desloca a pé cita como motivo o fato de o meio “ser saudável”.

Na avaliação dos entrevistados, o transporte coletivo foi o único que ficou abaixo dos 50% no item “muito bom ou bom”. O transporte não motorizado (a pé e bicicleta) obteve mais de 70%, e o motorizado individual (carro e moto), mais de 80%.

(DC, 05/05/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *