Consulta: Parque da Lagoinha do Leste
22/06/2015
Notícias do Dia apresenta conteúdo multimídia sobre as baías da Grande Florianópolis
22/06/2015

Traçado final do contorno viário da BR-101 será decidido pelo Fórum Parlamentar

A decisão sobre o traçado final do Contorno Viário da Grande Florianópolis, em Palhoça, será do Fórum Parlamentar Catarinense, composto pelos 16 deputados federais e três senadores do estado. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), durante reunião extraordinária da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano (CTDU), realizada na tarde desta sexta-feira (19), na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa.

“O trecho final é uma discussão a ser tocada. Quem vai dar a decisão é o fórum, ele é capaz de mudar qualquer coisa”, infomrou Jorge Bastos, referindo-se ao trecho Sul do contorno, em Palhoça. “Hoje estamos apresentando uma posição técnica”, ponderou o diretor-geral, que expôs à CTDU duas alternativas: usar o leito da BR-282, em Palhoça, para ligar o contorno viário à BR-101 ou manter o traçado original.

“Se passar pela BR-282 não é contorno”, observou Esperidião Amin, concordando com a ANTT que a decisão final deve ser do estado. “Cabe a nós, fórum, prefeitos e governador dizer à ANTT que hipótese queremos”, afirmou.

Camilo Martins (PSD), prefeito de Palhoça, afirmrou que o contorno é relevante para o município, mas enfatizou que o traçado original cria problemas sociais. “O local escolhido gera segregação de pessoas, a pressão dos moradores está muito grande, queremos uma definição”, explicou Camilo, justificando que o município sugeriu à ANTT a construção de elevados e túneis no traçado original. “Para que não houvesse segregação de massas”, informou Camilo.

O presidente da CTDU, deputado João Amin (PP), elogiou a disposição do diretor-geral da ANTT de apresentar à comissão a situação atual do contorno viário da Grande Florianópolis e agradeceu a presença de entidades, lideranças políticas e comunitárias que acompanharam a exposição da ANTT.

A BR-282 no caminho do contorno

De acordo com Wallace Roque, diretor de projetos da ANTT, o órgão estuda três modelos de uso da BR-282, em Palhoça, para ligar o contorno viário da Grande Florianópolis à BR-101 Sul. A primeira hipótese mantém a plataforma atual da BR-282, mas com três faixas nos dois sentidos, sem barreira física separando as pistas.

A segunda acrescenta barreira física entre as pistas e alças em desnível. A terceira transforma a BR-282 em uma via expressa para o contorno, jogando o tráfego da BR-282 para vias marginais. “Nesta hipóteses não há interferência entre o tráfego das duas rodovias”, afirmou Wallace, destacando que a alternativa de uso da BR-282 implicará em nova licença ambiental, mas exigirá menos desapropriações.

(Agência ALESC, 19/06/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *