Mercado Público: Prefeito deve vetar o prazo de 15 anos
02/06/2010
Transporte Coletivo: Sinal verde para ajuda espanhola
02/06/2010

Tenant-mix para salvar o Mercado Público de Floripa

Por Emílio Cerri, do Blog ComGurus, 29/05/2010.

Por determinação judicial, a prefeitura de Florianópolis vai ter que licitar as locações dos boxes do Mercado Público. Há um grande preocupação a respeito da descaracterização do espaço que pode perder ainda mais suas “raízes” ilhoas. Sobre o assunto, o colunista Cacau Menezes, do Diário Catarinense, fez uma observação interessante: “Se o Mercado é público e não tem dono, todos os cidadãos são iguais perante a lei e devem ter o direito de disputar as vagas. Se querem preservá-lo, melhor seria uma lei municipal que disciplinasse o que pode ou não pode ser vendido no local, com estímulo à cultura local.”

A ideia é perfeita e encontra similaridade no que fazem há mais de 50 anos os bons shopping centers: o “tenant mix planning”, ou seja, o planejamento dos locatários. Envolve a seleção de lojistas por produtos à venda, tamanho das lojas, localização para influir no fluxo de pessoas e outras variáveis. O objetivo é dotar o empreendimento de oferta diversificada, complementar e sem concorrência predatória. O modelo aplica-se redondinho ao nosso Mercado Público. Qualquer centro comercial, antigo ou moderno, tem que ter um plano de ocupação e oferta, com locatários que se obrigam, contratualmente – sob pena de rescisão – a respeitar o portfolio de produtos estabelecido para o determinado espaço, inclusive quanto à origem das mercadorias. Mais: poderia até ser aplicado o modelo de aluguéis fixos mais variáveis (o maior dos dois) e as auditorias. Por tudo isso, tanto a Justiça quanto a prefeitura e os vereadores deveriam ouvir com atenção os especialistas da área, além de – no caso – os verdadeiros conhecedores da cultura que se quer e se precisa preservar.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *