Fenaostra abre 16ª edição com ostras certificadas, concurso de gastronomia e oficinas de culinária
14/09/2015
BR-101: contorno viário depende de desapropriações
14/09/2015

Sustentabilidade em alta

Todos nós já ouvimos sobre a tendência verde, mas o que realmente torna uma casa verde? A economia de energia e água são coisas para se pensar, mas também é muito importante entender o conceito atrás de sustentabilidade.A cada dia vemos que a ecologia do planeta está em ponto de colapso, temos que fazer a diferença. Por isso é importante entender o destino real da sustentabilidade e como ajudar em nossos projetos do dia a dia, especialmente em nossas casas.

Uma residência verdadeiramente sustentável usa a natureza como modelo, onde não há desperdício, todos os recursos vêm de meios passivos e não há poluição. Hoje, temos a tecnologia para criar casas com todos o conforto a que estamos acostumados, e como atributos de um sistema vivo, como um organismo. A cada dia um número crescente de pessoas está começando a se preocupar com o impacto ambiental evem investindo esforço financeiro equipando as casas com tecnologia sustentável. Que além de trazer benefícios para o meio ambiente, também são vantajosas para os moradores como, por exemplo, redução de custos com energia elétrica e água, e mantêm o ambiente residencial agradável.

O custo de uma casa sustentável é praticamente igual ao de uma construída pelos métodos tradicionais. Alguns sistemas podem trazer inicialmente uma despesa mais elevada, porém, em médio prazo, tendem a gerar economia. Este é o caso, por exemplo, do sistema de energia solar, que já muito utilizado em novos empreendimentos, como nos conta a especialista em imóveis, Agente Imóvel.

Construções verdes precisam receber uma certificação que garante sua eficiência, como é o caso do Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), que é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. No Brasil, o Green Building Council Brasil (GBC) é responsável pela certificação que pode ser concedida a apartamentos novos, empreendimentosreformados, escolas e hospitais. Eles são identificados por categoria a partir do tipo de construção.

Um bom exemplo disso é o Neo Next Generation, situado no Novo Campeche, em Florianópolis, o empreendimento foi entregue pelo arquiteto e urbanista Jaques Suchodolski. É o primeiro no Brasil a ter um gerador próprio de energia eólica, conta com sistema de energia solar e de reutilização da água. Além disso, outro os detalhes estão as tijoletas que revestem a construção e diminuem a necessidade de uso do ar condicionado. O isolamento acústico dos ambientes é feito com esquadrias de PVC e manta de PET reciclado nos forros, o que auxilia na privacidade dos apartamentos.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 11/09/2015.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *