Reciclagem
04/10/2010
Casas na Lagoa da Conceição perto da margem podem ser demolidas
04/10/2010

Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 04/10)

Recentemente abordamos aqui a situação daquele esqueleto que pretende ser um memorial do antigo Miramar, em frente à Praça Fernando Machado. Publicamos inclusive um croquis, feito pelo engenheiro e artista plástico Átila Ramos, demonstrando a possibilidade de melhor aproveitamento do espaço vazio. Essa preocupação não é de hoje. Em 16 de maio de 2009, Átila e José Cipriano da Silva, também artista plástico, encaminharam ao presidente da Câmara Municipal, Gean Loureiro, uma proposta concreta para recuperação do antigo símbolo de Florianópolis, demolido no início da década de 1970.

Área cultural

O documento assinado pelos artistas observa: “Aquele ocioso desenho arquitetônico hoje lá existente em nada colabora no sentido de nos trazer à lembrança aquele próprio integrante da memória de nossa Floripa”. A revitalização proposta por eles a Gean Loureiro representa a implantação de uma área cultural de multiuso.

Sem resposta

A nova configuração sugerida para o memorial, com cobertura e obras internas de baixo custo, apresenta espaços destinados para artes plásticas, literatura, folclore, artes visuais, espaço gourmet e espelho d’água, além de área para a prática do jogo de dominó. Embora tenha sido encaminhado à Câmara há mais de um ano, até hoje não houve qualquer retorno aos artistas quanto ao interesse do município em resolver a situação.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *