Projeto colaborativo cria área pública de convívio no centro histórico leste de Florianópolis
24/08/2017
Comissão da Alesc pede celeridade em projetos sobre terrenos de marinha
24/08/2017

Site lançado por pesquisadores da Udesc reúne dados para estudo de problemas urbanos

Pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançaram um site para disponibilizar o catálogo de dados do Projeto ParticipACT Brasil – Tecnologias inovadoras na gestão da cidade inteligente, do Laboratório de Tecnologias de Gestão (Labges) do Centro da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Iniciado em 2015,  o projeto visa desenvolver e difundir uma plataforma computacional para estudo de problemas urbanos, composta por um “big data” (um banco de dados com grande volume de informações, armazenadas sistematicamente) e um sistema de crowdsensing  (no qual as pessoas enviam dados de maneira voluntária, por meio de sensores em seus smartphones).

Disponível no endereço dados.esag.udesc.br, o catálogo organiza e disponibiliza os dados fornecidos por entidades cooperadas, participantes do Participact Brasil, e por cidadãos que contribuem por meio de campanhas de crowdsensing. “Todos os arquivos recebidos compõem o catálogo de dados e podem ser reaproveitados”, afirma o professor Carlos Roberto De Rolt, coordenador do projeto.

Já estão disponíveis no site dados de parceiros como a Prefeitura de Florianópolis, a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), o Departamento de Transportes e Terminais (Deter) e o órgão responsável pelo cálculo do índice de Custo de Vida no município – que integra a Udesc Esag e é coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto.

Parceria

O catálogo foi implementado com a plataforma Comprehensive Knowledge Archive Network (CKAN), a mesma usada pelo portal de dados abertos do governo federal, e é resultado de uma parceria com o Programa de Pós-Graduação da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) – pelo qual a doutoranda Eliza Gomes está implementando a ferramenta, como parte de sua tese.

Segundo os pesquisadores, a aplicação de ferramentas computacionais de análise de dados permitirá o estudo de problemas urbanos e a produção de relatórios técnicos, científicos e infográficos explicativos, que também serão disponibilizados para a comunidade pelo site.

Saiba mais o Projeto ParticipACT Brasil em http://labges.esag.udesc.br/participact/.

(Udesc, 23/08/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *