Licenças para pesca artesanal da tainha com barco a motor excluem 85% das embarcações
16/05/2017
Alesc vota projeto que institui parcerias público-privadas em Santa Catarina na quarta
16/05/2017

Segunda-feira registra lanços recordes de tainha na Grande Florianópolis

A semana começou abençoada para a comunidade da pesca artesanal na Grande Florianópolis. Nesta segunda-feira, 15, as baixas temperaturas e o vento de quadrante Sul proporcionaram as condições ideais para a aproximação de diversos cardumes de tainha nas praias da região, e os pescadores já contabilizam cerca de 20 mil peixes capturados.

O início da manhã foi tímido, e o primeiro registro no Mapa da Tainha — página mantida pelos próprios pescadores — contabilizou cerca de 200 tainhas na praia do Santinho, em Florianópolis. Mas, aos poucos, as informações que chegavam mostravam que este 15 de maio não seria um dia comum.

Pouco antes das 9h, pescadores capturaram 900 tainhas na Barra da Lagoa, enquanto na praia Brava, norte da Ilha de Santa Catarina, a contabilidade era de 1,3 mil peixes. Não demorou para a praia dos Ingleses fazer o maior registro da capital, com a captura de cerca de 8 mil tainhas em diferentes lanços.

Foi na praia da Pinheira, em Palhoça, porém, a maior pesca do dia e da safra até agora. Logo no início da manhã, a comunidade se uniu para ajudar a puxar as redes que, em três lanços, carregavam 8.556 tainhas, totalizando 13 toneladas. Cerca de 300 pessoas estiveram envolvidas no arrasto das redes. O cardume gigante foi visto pelos três vigias que atuam na Pinheira.

Quem quiser acompanhar as capturas ao longo de toda a temporada, pode acessar um mapa colaborativo criado na plataforma Google Maps, onde os pescadores marcam o local e a quantidade de peixes capturados. De quebra, é possível ver em detalhes como foi a pesca da tainha em 2016.

( Diário Catarinense, 15/05/2017)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *