Exército está próximo de ceder terreno para a Praça Forte São Luís
22/11/2016
Vereadores rejeitam alteração no Plano Diretor para autorizar obras em Florianópolis
23/11/2016

Se Liga na Rede: 51,1% das ligações estão regulares

De acordo com o mais recente relatório do Programa Floripa Se Liga na Rede, consolidado em 10 de novembro, 51,1% das ligações inspecionadas estão regulares, mantendo a média observada ao longo de 2016. Em fevereiro, no primeiro relatório do ano, este percentual era de 53,3%, mas com o início das inspeções em novos bairros houve um acréscimo no número de irregularidades – o que é considerado normal – (em março, 50,8% das ligações tinham inadequações).  As irregularidades voltaram a ter um percentual menor logo a partir das reinspeções, e o relatório de abril mostrava que 50,2% dos imóveis estavam adequados às normas.

Desde que se iniciaram as ações de fiscalização (em outubro de 2013), as equipes de campo do Programa realizaram 23.109 inspeções (tomando-se o imóvel como unidade de referência), e desde então, as irregularidades mais frequentes são ausência de caixa de gordura, não conexão à rede pública de esgotamento ou caixa de gordura sem sifão.

Embora a ausência da caixa de gordura possa parecer uma inadequação menor, o lançamento de gordura diretamente na rede é responsável pelo entupimento das canalizações, o que além de provocar extravasamento na rede pública demanda a realização de obras para o desentupimento e substituição das tubulações.

Este último relatório – já disponibilizado na página do Programa – mostra que os bairros Balneário do Estreito e José Mendes (onde o início das inspeções é mais recente) foram os locais onde se registrou o maior percentual de irregularidades, com 67,2% e 89,7%, respectivamente. Nos dois bairros as inadequações mais frequentes foram a ausência da caixa de gordura, e a não conexão à rede de esgotamento (no caso do José Mendes) e a ligação da rede pluvial à rede de esgoto (no Balneário).

Em alguns bairros, a correção das inadequações – verificada nas reinspeções – contribui significativamente com a diminuição do percentual total de ligações irregulares. Em Jurerê, por exemplo, onde as inspeções se iniciaram em fevereiro, o relatório de março mostrava que 83,7% dos imóveis apresentavam irregularidades. Já neste último levantamento, este percentual caiu para 59,4%, o que mostra tanto a importância da regularização quanto a disposição dos proprietários em promovê-la. Tomando-se todas as inspeções como referência, 42,2% dos casos de irregularidades foram corrigidos após reinspeção (36,6%) ou intimação (5,6%).

Todos os relatórios gerados a partir das inspeções do Programa Floripa Se Liga na Rede estão disponíveis na página do Programa, na aba “Relatórios” (clique aqui).

Números de inspeções

As inspeções são realizadas em todos os pontos de geração de esgoto e de destinação de águas pluviais, sendo que nos imóveis unifamiliares e comerciais cada vistoria completa caracteriza-se como 1 inspeção, tomando o imóvel como unidade de referência.

Já no caso de imóveis multifamiliares e multicomerciais a inspeção se realiza por amostragem de acordo com a quantidade de prumadas existentes na edificação. Com isso, em função de sua representatividade, este levantamento promove a verificação da destinação de todos os efluentes, podendo assim vistoriar-se diversos domicílios e/ou salas numa mesma edificação. É importante destacar que nestes casos, mesmo que várias unidades sejam inspecionadas, para efeito de relatório é registrada 1 inspeção.

(Prefeitura de Florianópolis, 22/11/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *