Litoral do Estado é um mar de oportunidades
31/07/2008
Saneamento básico terá financiamento
31/07/2008

SC ganha ponto no turismo mundial

Santa Catarina entrou na disputa para sediar o congresso do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC) em 2009, evento já realizado em Dubai, nos Emirados Árabes, Líbano, Catar e Washington (EUA) e que reúne milhares de representantes do turismo internacional, entre eles, os principais empresários da área.
A promessa foi feita pelo presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, depois de uma pressão em público do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, durante o Painel RBS, realizado ontem, no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.
Convidado especial do 2º Painel RBS, que focou nos desafios do turismo, Baumgarten destacou a importância do setor na economia mundial, hoje responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) global e por 240 milhões de empregos em todo o planeta. Segundo ele, 900 milhões de pessoas viajam por ano atualmente, número que deve chegar a 1,8 bilhão em 10 anos.
– Esqueçam um pouco das rodovias e do saneamento. Esqueçam o lado negativo das coisas, porque o petróleo vai continuar subindo e todos vão ter de conviver com isso. O fundamental é que o turismo veio para ficar e hoje já é uma das maiores indústrias do mundo – disse o presidente do WTTC, no que ele próprio chamou de mensagem de esperança para o setor, a despeito dos problemas pontuais de infra-estrutura.
Baumgarten destacou o desempenho da China em turismo no ano passado. Conforme ele, 47 milhões de chineses viajaram para o exterior no ano passado e 1,6 bilhão de viagens domésticas em um ano. Em 10 anos, a China estará enviando 100 milhões de chineses por ano ao exterior.
– O Brasil hoje é a 14ª economia do mundo no que se refere ao turismo. Mas não pode olhar apenas para os seus vizinhos. Tem que apostar em mercados como o da China, Índia, Rússia e Oriente Médio, que estão viajando muito – ressaltou.
Maioria das empresas é pequenas e médias
O WTTC aponta que 80% da indústria do turismo está nas mãos de pequenas e médias empresas, porque o setor beneficia todo o entorno dos destinos turísticos e assegura oportunidades de crescimento profissional. Por este motivo e também pelo fato de que o turismo e as viagens continuarão a crescer exponencialmente, segundo Baumgarten, os setores privado e público têm que tomar suas decisões sempre considerando o impacto no turismo.
– O Brasil não está entre os 10 países líderes em turismo e viagens em 2008 e não estará em 2018. Os Estados Unidos é o líder e assim permanecerá em 10 anos. A China está em segundo lugar. Os fundamentos estão mudando. Quem viaja vai continuar viajando, mas os países emergentes estão se colocando entre os líderes – explicou.
Segundo Baumgarten, o WTTC, que reúne cem dos principais atores da indústria mundial do turismo e viagens, tem como principal função convencer os governos sobre a importância do turismo.
– Para construir um ambiente de rápido desenvolvimento é preciso uma abordagem de trabalho conjunto entre a iniciativa privada e o poder público. O mais importante é que o chefe de Estado, o presidente, o governador tenham bem claro que o turismo tem que ser uma prioridade para criar leis que incentivem o setor privado a investir. O trade deve insistir para que os dirigentes e autoridades priorizem o turismo.
O presidente da maior entidade representativa do turismo mundial destacou que um dos maiores desafios do setor é definir nichos de atuação, especializando-se nos mais fortes. No caso de SC, que, segundo ele, oferece turismo de alta qualidade em todo Litoral, ficou a sugestão de que sejam criadas políticas de estímulo aos esportes náuticos e instalação de marinas, antiga reivindicação do trade local e que ainda esbarra em entraves ambientais.
– As pessoas gostam de voltar para casa com experiências novas. O destino turístico tem que oferecer isso. Golfe, spas, trilhas. Santa Catarina: tem um mar maravilhoso e vocês são novos e isso é também uma atração para os visitantes.
Mais
O turismo é responsável por 10% do PIB mundial
O setor garante 240 milhões de empregos em todo o mundo
Atualmente, 900 milhões de pessoas viajam por ano 80% do turismo está nas mãos de pequenas e médias empresas
Daqui a 10 anos, haverá 1,8 bilhão de pessoas viajando anualmente
diario.com.br
Áudios, fotos e vídeos da segunda edição do Painel RBS
TVCOM
> Reprisa hoje, a partir das 22h30min, o Painel RBS, no canal 36 da NET.
(Simone Kafruni, DC, 31/07/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *