Comissões avaliam acessibilidade no Mercado
16/07/2015
Mídia Sul 2015 debaterá a geração de novos negócios em Florianópolis
16/07/2015

São José terá o 1º jardim botânico oficialmente reconhecido em SC

A cidade de São José, na Grande Florianópolis, inaugurará em agosto o primeiro jardim botânico oficialmente reconhecido em Santa Catarina. O empreedimento, parte de uma Parceira Público-Privado (PPP) entre uma construtora da cidade e a Prefeitura de São José, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (15), na reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

Conforme o Davi Correa de Souza, sócio-proprietário da J.A. Urbanismo, o projeto para a construção do jardim botânico foi iniciado há aproximadamente sete anos. Para isso, sua empresa doou uma área de 16 hectares para a instalação do jardim, no bairro Potecas. No local, foram construídos uma sede, em estilo açoriano, com quase 700 metros quadrados, além de estufa de plantas e anfiteatro ao ar livre, entre outras instalações. Ao todo, com a doação do terreno e a construção das benfeitorias, o investimento chega a R$ 6 milhões.

“A construção desse jardim botânico foi um desafio que lançamos há sete anos e depois de vencer muita burocracia e desconfiança, estamos prestes a ver esse sonho virar realidade”, comenta o empresário. Segundo ele, a inauguração do empreendimento está prevista para 12 de agosto.

Conforme o superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de São José, Moacir da Silva, o jardim botânico será importante para a população local e regional não apenas pela preservação de espécies da flora, mas pelo oferecimento de um espaço diferenciado de lazer, que preserve o meio ambiente. “Tudo que se faz em prol do meio ambiente tem reflexos positivos em várias áreas”, comentou.

Silva ressaltou o fato de que o empreendimento de São José é o primeiro do estado a integrar oficialmente o Sistema Nacional de Registros de Jardins Botânicos (SNRJB), reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente. Em todo o país, apenas outros 24 jardins têm esse credenciamento. O empreendimento josefense foi classificado na categoria C dos jardins botânicos.

O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, deputado Gean Loureiro (PMDB), afirmou que o empreendimento de São José deve servir de exemplo para todo o estado. “O objetivo da nossa comissão é mostrar esse bom exemplo de PPA, que pode ser repetido em outras cidades que querem criar seus jardins botânicos, como é o caso de Florianópolis”, afirmou. Além de Gean Loureiro, participaram da reunião os deputados Mário Marcondes (PR), Neodi Saretta (PT) e Maurício Eskudlark (PSD), que elogiaram a iniciativa.

(Agência ALESC , 15/07/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *