Ecobuild 2009
27/10/2008
Créditos ambientais em debate
28/10/2008

Santa Catarina é bicampeão como Melhor Destino Turístico do Brasil

Pela segunda vez consecutiva Santa Catarina recebe o Prêmio Viagem e Turismo, na categoria principal, “Melhor Estado”. A premiação da revista Viagem e Turismo, da Editora Abril acontece por votação popular, na qual o viajante brasileiro escolhe as melhores opções do turismo nacionais e internacionais – em 22 categorias. O governador Luiz Henrique da Silveira, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky subiram ao palco para comemorar a conquista, na última sexta-feira, dia 24, no Rio de Janeiro. O governador recebeu a placa e discursou ressaltando a inclusão do turismo como prioridade na atual administração. “O Estado criou o Funturismo, um fundo de incentivo ao turismo, que é responsável pelo investimento em infra-estrutura e promoção, entre outros aspectos importantes para o desenvolvimento do turismo em Santa Catarina”, afirmou Luiz Henrique. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, atribuiu o prêmio às políticas de investimento e integração da cultura e do esporte em todo o Estado. “A conquista desse bicampeonato consolida uma nova realidade.

Santa Catarina é hoje um destino conhecido, estamos avançando com a sustentação do Funturismo e dos investimentos internacionais, por meio de convênios com o Ministério do Turismo”, disse. O secretário afirma que a promoção realizada pela Santur abriu os caminhos para gerar a demanda e, a cada ano, Santa Catarina avança dentro da estratégia de fomento do turismo o ano todo e de qualificação dos destinos catarinenses. Entre as autoridades presentes na noite de premiação estavam a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Anita Pires e o secretário de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz.

A premiação realizada desde 2001 pela Revista Viagem e Turismo, da Editora Abril encerrou com festa para Santa Catarina a semana de programação para os gestores do turismo, no Rio de Janeiro, onde aconteceu a ABAV – Feira das Américas – o maior evento de agentes de viagem das Américas. Como Estado Patrono da ABAV 2008, Santa Catarina teve a oportunidade de mostrar seus atrativos das nove regiões turísticas no estande criado pela Santur.

Música dança típica dos povos imigrantes que colonizaram o Estado, gastronomia, artesanato e produtos comercializados em pacotes turísticos ampliaram as perspectivas de novos negócios. “Santa Catarina encontrou no turismo uma alternativa de geração de emprego e renda ao apostar na sua vocação natural”, argumenta o secretário Gilmar Knaesel, que durante a realização de mais uma reunião do Fornatur, fórum que reúne secretários de turismo de todos os estados do Brasil, colocou a Região Sul na pauta.

O secretário pediu atenção para os vôos charter, que começam a serem programados nessa época para atender à demanda da temporada de verão. “Precisamos de uma ação conjunta, contando com o Ministério do Turismo e a Embratur, para uma gestão diante da Infraero”, reivindicou Knaesel.

Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, o conflito entre os horários desses vôos e as reservas com os hotéis causam prejuízos e desconforto aos turistas, na chegada a destinos como Santa Catarina, que têm grande demanda nessa época. “Nesse ano receberemos 170 vôos charter do Chile, 30% a mais do que registramos na última temporada”, argumentou. O presidente do Fornatur, Bismarck Maia, disse que agendará com o Ministério do Turismo e a Embratur, o quanto antes, as reuniões pontuais sobre os vôos charter, com a antecedência necessária para não afetar a demanda internacional em Santa Catarina e demais destinos
nacionais.

(Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Adjori/SC, 28/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *