Números da ABIH/SC apontam para a melhor temporada dos últimos 20 anos
12/02/2016
Recomeçam obras no vão central do Mercado
15/02/2016

Sábado (13) é Dia D contra o Aedes aegypti em cidades de SC

Neste sábado (13), ocorre em todo país um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti em todo país. O objetivo é mobilizar a população para ajudar a eliminar os focos do inseto que transmite a dengue, a chinkungunya e o zika. Em Santa Catarina, profissionais da saúde e do Exército estarão nas ruas fazendo este trabalho.

A Sala de Situação Estadual para o Combate ao Aedes aegypti convocou secretários municipais de saúde do estado para que promovam ações educativas e de controle ao mosquito em todos os 295 municípios catarinenses.

“No sábado, faremos um grande trabalho de mobilização em Santa Catarina, envolvendo as Forças Armadas, e todos os órgãos do Estado e dos municípios”, afirma João Paulo Kleinübing, secretário de Estado da Saúde. A inciativa atende a convocação do Governo Federal para adesão à mobilização nacional.

Eliminação de focos

“Solicitamos aos municípios que, neste Dia D, realizem visitação a residências e estabelecimentos comerciais, prestando esclarecimentos quanto aos procedimentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito, além da distribuição de material educativo”, detalha o diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), Eduardo Macário.

A orientação é de que as pessoas limpem calhas, retirem entulhos e lixo, removam  recipientes com água parada e usem medidas de controle individual, como telas em portas e janelas e o uso de repelentes.

Confira as ações previstas:

Capital

Abertura oficial do Dia D no estado será às 9h em Florianópolis, no parque Coqueiros, na região continental. Na capital, haverá participação da Infantaria Motorizada das Forças Armadas que fará a distribuição de material impresso, orientando a população sobre a importância de eliminar os potenciais criadouros do mosquito.

Oeste

Em Pinhalzinho, onde foram detectados 89 casos de dengue em 2016, de sábado a segunda-feira (15), às 4h e nos fins de tarde, haverá a pulverização dos locais mais críticos para matar o mosquito.

Ainda em Pinhalzinho, no sábado, cerca de 20 agentes comunitários de saúde e 40 homens do Exército vão visitar os 1,2 mil imóveis que até agora foram encontrados fechados nas visitas feitas pelos agentes.

Em São Miguel do Oeste, onde há seis casos de dengue no bairro São Sebastião, já há uma ação nesta sexta-feira (12). No sábado, às 8h, haverá um ponto na praça central da cidade entre prefeitura, Corpo de Bombeiros e Exército.

Já em Chapecó, a ação começa por volta das 7h30, no Centro e nos bairros, com visitas das agentes de endemias e profissionais da Marinha.

Vale do Itajaí

Em Itajaí, a gente comunitários e da Marinha vão visitar no sábado os mais de 50 bairros infestados pelo mosquitos e eliminar possíveis criadouros.

Já em Blumenau, a gentes de saúde e homens do Exército vão visitar casas e apresentar material de instrução à população.  A ideia é visitar 25 pontos diferentes da cidade.

Norte

Em Joinville, a primeira fase, neste sábado, será de divulgação e panfletagem onde há grande fluxo de pessoas. Pelo menos cinco bairros serão visitados. A ação segue até terça, quando será vistoriado também os cemitérios.

A secretaria de Saúde também fará parte do mutirão, os agentes comunitários devem visitar os locais com mais focos do mosquito e as residências estavam fechadas numa primeira visita.

Sul

Em Siderópolis e Forquilinha as ações de combate ao mosquito começa nesta sexta a partir das 9h. O trabalho é para recolher materiais que possam acumular água e sejam possíveis criadores do mosquito.

Já em Criciúma e Içara, a mobilização será no sábado com apoio do Exército.  As equipes vão vistoriar todas as casas das regiões com focos. Os moradores devem ajudar deixando materiais que acumulam água separados em frente as residências.

Participação militar

As Forças Armadas devem participar da mobilização em regiões com municípios onde há uma base da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica. No total, 4 mil militares farão a distribuição de material impresso em 33 cidades catarinenses, para orientar a população sobre a importância da eliminação dos potenciais criadouros.

Os militares atuarão nas regiões dos municípios de Florianópolis, Blumenau, Gaspar, Criciúma, Içara, Forquilhinhas, São José, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Navegantes, Joinville, Garuva, Lages, São Joaquim, Laguna, Porto União, São Francisco do Sul, São Miguel do Oeste, Pinhalzinho, Descanso, Iporã do Oeste, Guaraciaba, São José do Cedro, Itapiranga, Maravilha, Paraíso, Flor do Sertão, Três Barras, Canoinhas, Tubarão, Capivari de Baixo, Urubici e Mafra.

(G1 Santa Catarina, 11/02/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *