Florianópolis terá semáforos inteligentes a partir de dezembro
16/11/2017
Prefeitura de Florianópolis e Casan assinam ordem de serviço para ETE do Sul da Ilha
16/11/2017

Ruas do Centro de Florianópolis são revitalizadas

Da Coluna de Viviane Bevilacqua (DC, 15/11/2017)

Feriado é dia de Centro vazio, certo? Desta vez não. O feriado da Proclamação da República, nesta quarta-feira, está levando um bom número de pessoas ao Centro de Florianópolis, com um propósito muito nobre: dar uma geral da parte Leste da região, que compreende as ruas Antônio Luz, João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles, Nunes Machado e arredores. A iniciativa é fantástica, porque aquela área é, historicamente, a mais degradada do Centro de Florianópolis. Muitas vezes, ao passar por suas ruas, a impressão que tenho é de um completo abandono. Confesso que, à noite, depois que o comércio fecha, tenho até receio de passar em alguns locais.

Várias vezes tive oportunidade de entrevistar os comerciantes da região, e a maioria tinha as mesmas queixas. Pouco movimento de pedestres, áreas degradadas, sujeira, pichações. Não foram poucos os comércios, ao longo dos últimos anos, que fecharam suas portas por ali. Há algum tempo iniciou-se um movimento de revitalização. Bares colocaram mesinhas nas calçadas e atrações culturais e feiras de artesanato tomaram as ruas nos sábados, trazendo de volta movimento àquela parte do Centrão. Mas ainda faltava melhorar a aparência. E é isso o que acontece hoje.

Pela manhã iniciou um mutirão voluntário de limpeza da área, coordenado pelo o Núcleo Regional da CDL de Florianópolis em parceria com órgãos do poder público municipal. Aproximadamente 40 empresários e lojistas participam desta ação, que visa principalmente limpar as fachadas (quase todas cobertas de pichações) e os toldos dos estabelecimentos. A CDL subsidia parte do valor para a compra de produtos e utensílios para a limpeza e a pintura das fachadas das lojas. Não poderia haver um momento melhor do que este para a revitalização, pois o comércio começa a se preparar para as vendas de Natal, e com certeza os consumidores preferem fazer suas compras em locais aprazíveis, limpos, agradáveis e seguros.

O mutirão conta com o apoio da prefeitura, por meio da Comcap, responsável pelos trabalhos de lavação, desratização e reconstrução das lixeiras das ruas, além de duas unidades de papa-entulhos para recolher os resíduos e a doação de dois contentores de vidro para atender o comércio da região. A Secretaria de Infraestrutura também contribui com o capeamento e desnivelamento das fissuras e buracos da via, em especial na Rua João Pinto. Depois disso, porém, é necessário que esta parceria continue, e que haja efetivo policiamento na região, para evitar que em poucos dias as pichações e a insegurança voltem a afastar o público mais uma vez.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *