O Caminho do meio
29/09/2017
Projeto desenvolvido no Estado alcança reconhecimento técnico-científico e de governança pública
02/10/2017

Restauração de teatro construído em 1856 avança mais uma etapa em São José

O Teatro Adolpho Melo, no Centro Histórico de São José, na Grande Florianópolis, está cada vez mais perto de reabrir as portas. A segunda etapa das obras de restauração está concluída, sendo que toda a parte externa da construção já foi recuperada. Agora, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo trabalha na finalização do projeto para a terceira e última fase de obras. A expectativa é realizar a licitação ainda nesse ano para começar as obras no início de 2018.

A superintendente da Fundação, Joice Porto, explica que a terceira etapa tem como foco a parte interna do edifício, com a recuperação da parte elétrica, hidráulica, alvenaria, paredes, piso e sistema de drenagem. De acordo com ela, a ideia é entregar o teatro com todas as condições para seu funcionamento. “Estamos fazendo uma restauração completa e técnica, um processo que já era para ter sido feito há muito tempo”, afirma Joice.

As obras começaram com a recuperação do telhado, que estava em uma situação crítica. Nesta etapa, foram investidos cerca de R$ 180 mil repassados pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com contrapartida do Município. Na sequência, foram feitas as obras nas fachadas e esquadrias. Esta etapa contou com recursos da Caixa Econômica Federal, que firmou convênio no valor de R$ 270 mil com o Município.

O restauro do Teatro Adolpho Mello era um pedido antigo da população e também uma necessidade, pois a última intervenção na estrutura do prédio foi realizada na década de 1980 e as condições físicas da edificação estavam bastante comprometidas. O projeto de restauro foi feito em parceria com a Udesc. O objetivo é garantir que o prédio, construído em 1856, volte funcionar como teatro, sem perder sua identidade, já que se trata da mais antiga casa de espetáculo de Santa Catarina e uma das três mais antigas do país.

(De Olho na Ilha, 02/10/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *