Linhas gerais do Plano Diretor de Florianópolis
01/07/2013
Fatma apresenta 28º relatório de balneabilidade da temporada 2012-2013
02/07/2013

ReÓleo completa 15 anos e recebe homenagem da Câmara Municipal

Um dos mais importantes programas de preservação ambiental de Florianópolis, o ReÓleo, completa 15 anos de atuação no próximo dia 7 de julho. Criado em 1998 pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), o projeto que iniciou com um grupo de empresários na Lagoa da Conceição, ganhou a cidade e já chegou a marca de 2,1 milhões de litros de óleo vegetal coletados e reciclados. Em reconhecimento aos serviços prestados à cidade, o ReÓleo recebe homenagem da Câmara Municipal em Sessão Solene nesta quarta-feira (3), às 16h.

“É uma alegria poder ver de perto e fazer parte do crescimento de uma iniciativa como esta, que mostra que com uma pequena mudança de atitude contribuímos muito para a preservação ambiental e o futuro do planeta. E o melhor é que hoje contamos com toda a comunidade para nos auxiliar nesta empreitada”, destaca Luiz Falcão de Moura, diretor do Programa.

Outra importante marca do ReÓleo foi a conquista do título para Florianópolis de cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo, conferido pelo Guinness Book. Com campanha “Floripa no Guinness”, o Programa recebeu grande apoio dos moradores da Capital. Inclusive, a Escola Municipal Almirante Carvalhal, que mais coletou resíduo para a campanha – 520 litros – também será homenageada durante a Sessão na Câmara.

Além do número expressivo de litros reciclados do resíduo, que deixaram de ser indevidamente despejados em rios, lagoas e lençóis freáticos – para que se tenha uma dimensão exata da importância do número, é só pensar que um litro do resíduo contamina um milhão de litros de água – o Programa também investe na formação de uma geração mais consciente. Por meio da palestra interativa “Reciclar é Educar”, que reúne musica, teatro e atividades práticas, o ReÓleo já ‘conquistou’ mais de 10 mil crianças e adolescentes. “Depois de aprender sobre os cuidados com o meio ambiente, são eles que repercutem a cultura da preservação para a família e amigos. É um ciclo virtuoso, que vai além da reciclagem de óleo, e que seguirá para toda a vida”, explica Falcão.

Para o Presidente da ACIF, Sander DeMira, a contribuição do ReÓleo para o desenvolvimento sustentável de Florianópolis é imensa. “A valorização da iniciativa é fundamental e vai permitir que as próximas gerações convivam com uma Florianópolis mais saudável, bela e com a qualidade de vida preservada”, diz.

Neste ano, o desafio é atender cerca de seis mil crianças, capacitando-as como agentes do Reóleo. Ao mesmo tempo, contar com 1,1 mil estabelecimentos participantes e mais de 300 Pontos de Entrega Voluntários.

Saiba mais sobre o Programa ReÓleo

Iniciado em 1998 pela ACIF Mulher na Lagoa da Conceição, hoje, o ReÓleo já coletou e reciclou mais de 2 milhões de litros de óleo vegetal e atende toda a Grande Florianópolis, com cerca de 200 pontos de coleta espalhados pela região metropolitana. Com a parceria da Ambietal Santos, do Paraná, transforma os resíduos em produtos de limpeza, distribuídos gratuitamente aos participantes do programa. Em média, o ReÓleo recolhe 28 mil litros do resíduo saturado todos os meses na Grande Florianópolis.

As escolas também contribuem com a coleta de óleo, tornando-se pontos de entrega voluntária. Hoje, já são 45 PEV’s instalados em escolas públicas e particulares da região. Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Escolas e condomínios, além da mobilização de alunos e moradores, também podem se tornar um ponto de coleta, assim como restaurantes e hotéis. Basta apenas fazer o cadastro via email junto ao programa e seguir as orientações.

Em 2012, o ReÓleo foi responsável por colocar Florianópolis no Guinness Book, como a cidade que mais recicla óleo de cozinha do mundo, e foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social. Já em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental.

O programa conta com o apoio da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e da Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram).

Veja como participar no http://www.acif.org.br/reoleo.

(Acif, 01/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *