PRF solicita mudança em lombadas eletrônicas na BR-101 entre Palhoça e Biguaçu
21/03/2017
Prefeitura interdita faixas próximas à UFSC, em Florianópolis, e afeta trânsito a partir da próxima segunda
21/03/2017

Relatório que aponta situação das crianças e adolescentes é lançado em Florianópolis

Começou na noite desta segunda-feira a semana de atividades para lançar o relatório Sinais Vitais 2016 do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom). O evento, no auditório da Alesc, contou com apresentações culturais e a exposição das principais informações do relatório, que conta com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (PMDB), que estava presente no lançamento, afirma que é importante definir os indicadores para então direcionar os investimentos:

— Temos que assumir a responsabilidade. E agora passamos a ter um diagnóstico mais atualizado e completo para ter ações mais eficazes.

Porém admite que a grande dificuldade para garantir os direitos de crianças e adolescentes em Florianópolis está na falta de recursos.

— O grande desafio é como utilizar menos recursos com mais qualidade. Temos o diagnóstico, a vontade política, mas sabemos que não se faz política para crianças e adolescentes sem investimento.

Loureiro diz que na próxima segunda-feira irão lançar o Floripa Social, que irá definir os investimentos e programas voltados à área social na Capital.

Para a gerente executiva do Icom, Mariane Maier Nunes, o que chama mais atenção no relatório são as desigualdades, que ainda são muito grandes. Apesar de contar com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as capitais e índices dentro do recomendado de mortalidade infantil, Florianópolis ainda tem muito a avançar. O levantamento aponta, por exemplo, que uma em cada sete crianças ou adolescentes da cidade encontra-se vulnerável à pobreza.

A pesquisadora do Icom Aghata Gonsalves comenta que a ideia de lançar o relatório em uma solenidade é importante justamente por trazer os responsáveis por fazer as políticas públicas para que o “relatório seja realmente utilizado”:

— Para ter uma semana para refletir e discutir sobre o direito da criança e do adolescente — define.

A semana de lançamento conta com outras atividades como debates e seminários sobre os direitos das crianças.

Leia na íntegra em Diário Catarinense, 21/03/2017.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *