Carta Floripa é lida no Dia Internacional Contra Corrupção
12/12/2011
Reunião ampliada discute abertura da Beira-Mar do Continente
12/12/2011

Promessas de reforma no mirante do Bom Abrigo

O secretário do Continente, Deglaber Goulart, promete revitalizar o complexo turístico da Praia das Palmeiras, no bairro Bom Abrigo. A obra inclui reforma do mirante, escadaria e do deque. O prazo inicial é fevereiro do ano que vem. Técnicos do setor de engenharia da prefeitura trabalham para definir o modelo da nova estrutura. Na próxima semana, o secretário deve entregar a defesa do inquérito investigativo aberto pelo MP (Ministério Público).
Segundo Goulart, a maior dificuldade é avaliar o que pode ser aproveitado da estrutura construída em 2004. O estado da área é precário, em parte pela exposição ao tempo e também pela depredação. Várias tábuas do assoalho do complexo estão podres, colocando em risco os frequentadores. Já o sistema de iluminação foi arrancado por vândalos.
Entre os entraves para revitalização, o secretário aponta o fato da prefeitura não ter escritura pública da praça, que complementa o acesso ao mirante. “Teremos uma reunião com o proprietário do terreno para tentar oficializar a doação”, esclareceu Deglaber.
O secretário justificou, ainda, a inoperância do poder público em conservar o local. Mesmo alegando ter feito uma reforma parcial no começo do ano, Goulart garante que não houve manifestação dos usuários do local. “Nunca recebemos reclamações dos moradores. Eles não queriam mais o deque devido à insegurança”, argumentou.
Garantir a segurança dos visitantes também está na lista de prioridades para a nova fase do complexo. A presença constante de usuários de drogas foi o estopim para o fechamento de uma das entradas do mirante. “Queremos monitorar a área com câmeras de segurança, já que a Guarda Municipal e a Polícia Militar não têm efetivo suficiente”, destacou Goulart.

Muro da discórdia – As etapas da polêmica

– Munidos de um abaixo-assinado com 80 assinaturas, integrantes de famílias das ruas Eduardo Nader, Antônio Filomeno e Antenor de Morais convenceram o secretário do Continente, Deglaber Goulart, a autorizar um muro para bloquear o acesso ao mirante. As famílias alegam que tomaram a medida para ter mais segurança.
– O muro foi erguido no começo de novembro. Os moradores afirmam que o obstáculo trouxe paz, principalmente nos fins de semana, quando o local era frequentado por usuários de drogas.
– O Ministério Público entrou no caso após receber denúncia de uma pessoa da comunidade. O promotor da área do Meio Ambiente, Ruy Arno Richter, pediu explicações para Goulart.
– Após muita polêmica, o prefeito da Capital, Dário Berger (PMDB), mandou abrir uma passagem pelo muro no inicio deste mês.
(Notícias do Dia, 10/12/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *