Plano Diretor está nas mãos de comissão
22/10/2013
UFSC promove Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão em outubro
23/10/2013

Projeto Viva a Cidade atrai novos negócios para o centro histórico

Além de movimentar lado leste da Praça XV de Novembro aos sábados, iniciativa é vista como oportunidade por novos comerciantes.

Ao tempo em que o projeto Viva a Cidade consolida-se como alternativa para revitalização do lado leste da Praça XV de Novembro, novos comerciantes são atraídos para a região. Iniciada em julho pela prefeitura, com parceria da CDL de Florianópolis, por meio do Núcleo do Centro Histórico, a ação movimenta as ruas Saldanha Marinho, Nunes Machado, Travessa Ratcliff, Antônio Luz, João Pinto, Tiradentes e Victor Meirelles aos sábados.

Atraídos pelo movimento extra e a revitalização em andamento, a aposentada Neusa Mendonça Pereira e a filha Tatiana resolveram abrir na região uma loja de móveis antigos para aluguéis. A abertura ocorreu neste sábado (19) paralelo a mais uma edição do Viva a Cidade. De acordo com elas, a iniciativa da administração municipal, juntamente com a entidade lojista, foi o impulso que faltava para elas criarem coragem e trazerem o acervo de móveis clássicos do Ribeirão da Ilha para o Centro. “Ficamos muito empolgadas com o projeto. O clássico dos nossos móveis vem ao encontro da revitalização do Centro Histórico municipal”, observa Tatiana.

Para marcar a data, elas convidaram um grupo de artistas plásticos para mostrarem sua arte em frente a loja. Clarice Panitz, professora aposentada da UFSC, aceitou o convite e aprovou a ideia. “Os artistas anônimos não tem espaço para expor na cidade e aqui encontramos um local interessante, na rua”, enfatizou.

Sobre – O Projeto Viva a Cidade envolve atividades de artesanato, sebos, brechós, lojas de móveis usados, calçados, antiquários, bares e restaurantes, todos os sábados, das 9 às 16 horas. A Feira de Artes e Usados abrange o trecho entre as Praças 15 de Novembro e Fernando Machado e as ruas Antônio Luz, Nunes Machado, João Pinto, Tiradentes e Travessa Ratcliff. As ruas Victor Meirelles e Saldanha Marinho estão inseridas nas ações do Corredor das Artes.

(CDL, 21/10/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *