Florianópolis: Cidade Unesco da Gastronomia / Unesco City of Gastronomy

Desde o dia dois de dezembro de 2014, Florianópolis integra um seleto grupo que atualmente é composto por 246 membros, abrangendo sete áreas criativas: Artesanato e Arte Popular, design, cinema, gastronomia, Literatura, Música e Artes Media. A Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco une cidades que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. O título Cidade Unesco da Gastronomia gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de: Belém (PA), Paraty (RJ), Belo Horizonte (MG), Overstrand Hermanus (África do Sul), Bendigo (Austrália), Cochabamba (Bolívia), Nkongsamba (Camarões), Chaozhou, ChengDu, Yangzhou, Macao e Shunde (China), Battambang (Camboja), Buenaventura e Popayán (Colômbia), Gangneung e Jeonju (Coréia do Sul), Burgos e Dénia (Espanha), San Antonio e Tucson (EUA), Portoviejo (Equador), Iloilo (Filipinas), Heraclião (Grécia), Rasht (Irã), Alba, Bergamo e Parma (Itália), Hyderabad (Índia), Tsuruoka (Japão), Zahlé (Líbano), Enseada e Mérida (México), Bergen (Noruega), Arequipa (Peru), Cidade do Panamá (Panamá), Östersund (Suécia), Fribourg (Suíça), Phuket (Tailândia) e Hatay, Afyonkarahisar e Gaziantep (Turquia).

O Brasil possui ainda outras cidades na Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO em diferentes campos criativos: Brasília/DF (Design), Curitiba/PR (Design), Fortaleza/CE (Design), João Pessoa/PB (Artesanato e Artes Folclóricas), Penedo/RJ (Cinema), Rio de Janeiro/RJ (Literatura), Salvador/BA (Música) e Santos/SP (Cinema).

Entidades integrantes do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia:

– Associação FloripAmanhã
– Prefeitura Municipal de Florianópolis
– Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina/FECOMÉRCIO-SC,
– Serviço Social do Comércio de Santa Catarina/SESC-SC,
– Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina/SENAC-SC,
– Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina/SEBRAE-SC,
– Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis/CDL Florianópolis,
– Instituto Federal de Santa Catarina/IFSC,
– Universidade Estácio de Sá/ESTÁCIO,
– Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina/CEART-UDESC,
– Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL,
– Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC,
– Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau,
– Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis/SHRBS,
– Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/ABRASEL-SC
– Conselho de Regional de Nutricionistas da 10ª Região – CRN10

Algumas Ações Relacionadas

Observatório da Gastronomia

A criação do primeiro Observatório da Gastronomia no país já iniciou com a realização de duas oficinas nos últimos meses de 2014, quando representantes de diversas entidades ligadas ao setor discutiram os conceitos e definiram que perguntas o Observatório deve ajudar a responder de modo a contribuir na geração e gestão do conhecimento ligado à gastronomia local.

“Observatório são plataformas de cocriação, coparticipação, devem envolver toda a sociedade para buscar a solução de seus problemas e são uma tendência em todos os setores”, explica Neri do Santos, professor da UFSC que foi facilitador nas oficinas.

Confraria do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia

A Confraria Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia congrega chefs, proprietários de empreendimentos gastronômicos, fornecedores, produtores, jornalistas, representantes de entidades e ainda pessoas com afinidade em encorajar a exploração do potencial criativo, social e econômico existente em Florianópolis, especialmente na área da “indústria criativa” da gastronomia, promovendo nossa diversidade cultural. Os integrantes comprometem-se a investir toda sua energia e talento para a expansão e dinamização de atividades voltadas a fortalecer a vocação especial de nossa cidade para a gastronomia como potencial alavancador do desenvolvimento sustentável de Florianópolis para moradores e visitantes.

Aderentes a Confraria do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia:

– Ariel Borges
– Associação Catarinense de Produtores de Cachaça
– Costão do Santinho
– Daniel Castro
– Fabiano Gonçalves Dias Gregório
– Freguesia Oyster Bar
– Gabriel Sant’Ana ME
– Isabel Cristina Hagemann
– Janete Borges
– Narbal de Souza Correa
– Pedro Soares
– Rancho Açoriano
– Restaurante Kibelândia
– Sádia Silva Oliveira

Dossiê que apresentou Florianópolis para a UNESCO.