Prioridades FloripAmanhã

A Associação FloripAmanhã desenvolve diversas atividades e projetos, que se inter-relacionam e se complementam para realizar a missão de “Ser uma instância para pensar e propor soluções para a cidade“.

Conheça as prioridades da Associação:

 

Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia

Florianópolis foi anunciada no dia 02/12/2014 como integrante da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco – Gastronomia. O objetivo desta iniciativa da FloripAmanhã em conjunto com a prefeitura municipal de Florianópolis, organizações da sociedade civil e academia ligadas ao setor é gerar visibilidade internacional e incrementar o setor turístico-gastronômico local, com a qualificação dos estabelecimentos existentes e o estímulo à criação de novos empreendimentos no ramo de gastronomia, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. Saiba mais.

Rede de Monitoramento Cidadão – Rede Ver a Cidade

A Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis – Rede Ver a cidade é uma organização independente e apartidária, criada com o objetivo de acompanhar, de forma técnica e imparcial, o desempenho da cidade em questões que impactam sua sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos. Composta por representantes da sociedade civil, setor produtivo, academia e mídia, a RMC também realiza pesquisas e estudos, dissemina informações e análises, e desenvolve iniciativas com diferentes setores da sociedade, por meio de projetos e estímulo à ação política responsável, que promovem a sustentabilidade da cidade. A Associação FloripAmanhã está ocupando a presidência executiva da Rede Veracidade desde abril de 2017. Faça download do Relatório Anual de Progresso dos Indicadores (RAPI) 2018 (lançado em 2019) da Rede Ver a Cidade de Florianópolis. O documento está subdividido em 12 pilares, 30 temas, 69 subtemas e 132 indicadores que envolvem temas como mobilidade, segurança, saneamento básico, mudanças climáticas, água, resíduos sólidos, gestão pública, competitividade e outros assuntos que interferem diretamente na sustentabilidade da cidade e qualidade de vida de seus moradores.

Adote uma Praça

Este programa em parceria com a Floram tem o propósito de resgatar o espaço público como área de lazer, com segurança, revitalizada e que promova qualidade de vida para nossos moradores – premissas visíveis na Praça Celso Ramos, Praça XV de novembro, Largo da Alfândega, entre outras. Dos 208 espaços públicos mapeados em Florianópolis, cerca de 50% já foram adotados através do “Adote uma Praça”, representando economia para o poder público e benefícios para a população. Saiba mais.

 

Floripa 2030

Floripa 2030 é um processo de construção coletiva de estratégias de desenvolvimento sustentável, econômico, sócio-cultural e urbano-territorial para Florianópolis. Em dezembro de 2008, foi lançado o livro com a compilação das estratégias delineadas pelo Floripa 2030, fruto de um trabalho de mais de seis meses, com 148 participantes representando 84 entidades da Grande Florianópolis, com coordenação geral da Associação. Em 2016, foi produzida uma nova publicação, com uma análise sobre os “Avanços e Influências da Agenda Floripa2030 no Contexto de 2016”, na visão dos técnicos de Dora Orth, Ivo Sostizzo e Lorena Babot. Esta análise da Agenda Floripa 2030 no contexto de 2016 visa também provocar a sociedade com perguntas como “Por que não foram conseguidos mais resultados?”; “O que o governo deve fazer com urgência?”. Deste modo, projetamos um olhar para o futuro em busca da construção do desenvolvimento sustentável em Florianópolis e sua região. Saiba mais.

 

Plano de Ordenamento Náutico

O Projeto de Estudo Complementar para Implantação do Plano de Ordenamento Naútico criou uma base técnico-científica para subsidiar a regulamentação das atividades náuticas em Florianópolis. O objetivo do Projeto é permitir a preservação do ambiente costeiro de Florianópolis e o desenvolvimento de atividades como o transporte hidroviário, turismo náutico, aquicultura e pesca. Saiba mais.

 

Resíduos Sólidos

A FloripAmanhã atua como uma das gestoras do Grupo Interinstitucional para a Gestão dos Resíduos Sólidos de Florianópolis (GIRS), um fórum com cerca de 50 entidades que busca soluções para a questão dos resíduos sólidos em parceria com a administração pública municipal. Uma das faces mais visíveis do GIRS é o “Recicla Bem Floripa”, projeto de educação ambiental com a finalidade de orientar sobre a seleção e destinação correta de resíduos para a reciclagem. Saiba mais.

 

Revitalização do Centro Histórico – Distrito 48

A Revitalização do Centro Histórico pretende recuperar social, econômica, cultural e infraestruturalmente o centro de Floripa. O trabalho da FloripAmanhã neste sentido começou com o o projeto do Corredor Cultural –  passou pelo Sapiens Centro – Distrito Criativo, e hoje segue com o Distrito 48, em conjunto com outras entidades parceiras.

 

Cidade Criativa

Natureza, inovação, conhecimento e criatividade são as ferramentas-chave para o desenvolvimento sustentável de uma região. Florianópolis tem tudo isso. O desafio para extrair o melhor dessas vocações é aliar políticas públicas e protagonismo social para alcançar uma sociedade mais sustentável em todos os níveis.

 

Turismo

A FloripAmanhã trabalha em prol do turismo através de sua atuação como membro do ForTur – Fórum de Turismo de Grande Florianópolis e do movimento Floripa Sustentável, além de sua participação no COMDES – Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis, entidade que ajudou a fundar. A Associação também faz parte do Conselho Municipal de Turismo.