Ação fiscaliza bairros do Norte da Ilha
12/01/2016
SC registra movimentação turística de 4 milhões de pessoas na temporada
12/01/2016

Primeira análise de 2016 mostra 137 pontos das praias de SC próprios para banho

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou o relatório das condições das praias catarinenses na sexta-feira (8). Ao todo, 208 pontos foram analisados, 137 estão próprios para banho, o que representa 65%. Em Florianópolis, 40 locais estão em boas condições e 35 estão impróprios. Nas outras regiões, 97 pontos estão próprios e 39 estão inaptos.

O relatório aponta que 26 pontos passaram a ser impróprios para banho e outros nove passaram a ser próprios em relação ao relatório anterior. “Indicamos aos banhistas que procurem locais que estejam com condições favoráveis para o banho, preservando assim a saúde”, afirmou Márcio Luiz Alves, diretor de Proteção dos Ecossistemas da Fatma.

As consultas dos pontos próprios e impróprios para banho e o histórico estão à disposição no site da Fatma e no aplicativo (disponível para Android).

Como é feito

Para fazer o relatório, a Fatma conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que coleta as amostras. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras, coletadas cinco vezes consecutivamente.

O fator analisado é a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças, além de indicar a possibilidade de outros organismos que podem prejudicar a saúde do banhista. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias fica inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

As coletas são realizadas nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário da Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

(Agência ALESC , 11/01/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *