Lançamento da 4ª Benefest: a festa que faz bem
06/05/2009
As ideias arrojadas de Jaime Lerner
06/05/2009

Prêmio Empreendedor Social: inscrições até Junho

Brasil será o único país latino-americano a ter edição exclusiva do Prêmio

Estão abertas até 7 de junho as inscrições para o Prêmio Empreendedor Social 2009, concurso promovido pela Fundação Schwab em parceria com a “Folha de S.Paulo”. A iniciativa tem como objetivo identificar e premiar líderes sociais de todo o País que atuam de forma inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade ou em áreas como ambiente, educação, infância e saúde.

A partir desse ano, o Brasil será o único país latino-americano a ter, em nível nacional, o concurso que atualmente existe em mais de 20 países nos cinco continentes. A afirmação é do criador da Fundação Schwab e do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, que esteve no Rio de Janeiro, dia 14 de abril, para participar do Fórum Econômico da América Latina. De acordo com Schwab, “o País tem dimensões continentais”, o que justifica a manutenção do prêmio em separado, ao contrário dos demais países latinos, onde os concursos são combinados a fim enfatizar a seleção dos candidatos.

Além disso, o Brasil é recordista mundial de inscrições. Em 2008, foram 345 inscritos – mais do que Índia, Estados Unidos e China se somados os totais de candidatos na primeira fase.

Segundo Schwab, a proposta da fundação é destacar os empreendedores sociais em uma base nacional, para mostrar esses heróis em seus países e levar esse processo de nomeação a um nível mais alto. Para tanto, pretende ter uma atuação mais ativa na região, criar uma plataforma de comunicação para conectar empreendedores sociais de todo mundo e incentivar a participação desses atores nas reuniões do Fórum Econômico Mundial, organização que reúne líderes dos setores públicos e privados em eventos ao redor do mundo.

“A crise atual é transformadora, o que nos obriga a deixar nossos velhos valores. Meu receio é que estejamos concentrando muita energia em temas econômicos e deixando outros importantes assuntos de fora. Este é o momento de olhar para todos os temas, de uma forma sistêmica, e quero que os empreendedores sociais sejam parte de todo esse processo”, conclui.

Para mais informações sobre a edição brasileira do Prêmio Empreendedor Social, conferir o regulamento completo ou a ficha de inscrição acesse o site www.uol.com.br/empreendedorsocial.

Sobre o Prêmio

Em sua quinta edição no Brasil, o concurso se consolida como o maior do mundo entre os realizados pela Fundação Schwab. Podem participar líderes sociais que desenvolvam, há mais de três anos, soluções para problemas sociais com uma abordagem inovadora e de maneira replicável.

Neste ano, o concurso traz uma novidade: o lançamento do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, uma oportunidade para líderes sociais que estejam à frente de iniciativas inovadoras há pelo menos um ano e há no máximo três conquistarem visibilidade e expandirem o impacto social de suas ações.

Os prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro têm apoio estratégico da sitawi (organização que oferece capital e aconselhamento para impacto social). Outros apoiadores são o Ceats-FIA (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração), o Gife (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), o Instituto Ethos de Responsabilidade Social e o UOL.

Sobre a Fundação Schwab

A Fundação Schwab é uma organização independente e neutra, sem fins lucrativos, criada em 1998 por Klaus Schwab, mentor do Fórum Econômico Mundial, e sua mulher, Hilde, com o propósito de promover o empreendedorismo social como elemento de estímulo para a inovação e o progresso na sociedade.

Presente em todos os continentes, ela já selecionou 153 líderes de 139 organizações em 44 países para a sua rede social. A fundação é supervisionada legalmente pelo governo federal da Suíça, sendo que sua sede fica em Cologny-Genebra.

Sobre a “Folha de S.Paulo”

Há 23 anos o maior jornal em circulação do país (diária de 286.886* unidades e de 356.675* aos domingos), além de 2,6 milhões de leitores** em todo o Brasil, a “Folha de S.Paulo” tem como objetivo principal dar visibilidade ao empreendedorismo social que visa à construção de uma sociedade sustentável e mais justa.

No Brasil, a “Folha de S.Paulo” é responsável pela organização do prêmio desde sua criação, em 2005. O concurso, em sua edição brasileira, teve recorde mundial de inscritos nos últimos três anos. Em 2008, foram 345 candidatos de 24 Estados, mais o DF.

Fontes:

* IVC (Instituto Verificador de Circulação, empresa sem fins lucrativos que tem por objetivo proporcionar autenticidade às circulações

de publicações) – dezembro de 2008

** Ibope Target Group Index – agosto de 2007 a julho de 2008

Dúvidas e informações: premioempreendedor@grupofolha.com.br e brasil@schwabfound.org

(Adriana Christianini, Lead Comunicação, por e-mail, 06/05/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *