Desrespeito ao embargo será alvo de ação judicial
18/08/2015
Obra em área de preservação é demolida
18/08/2015

Prefeitura incentiva diminuição de resíduos

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Administração, convida os servidores do Município para adotarem medidas simples durante a rotina de trabalho, diminuindo a produção de resíduos sólidos contribuindo com o meio ambiente.

Em 2013, a SMA lançou pelo Banco de Ideias o projeto Poupa Papel, que até hoje incentiva através da publicidade interna a diminuição do uso de papéis na Secretaria e a coleta de forma diferenciada em lixeiras especiais para reciclagem.

Agora, a Diretoria de Gestão Administrativa da Secretaria, a DGA, trabalha em um novo projeto para diminuir também o uso do plástico na Secretaria. A ideia é simples e pode ser adotada em todas as Secretárias e órgãos municipais.

O projeto chama-se “Pequenas atitudes fazem a diferença” e consiste na substituição dos copinhos plásticos por canecas individuais e permanentes. Assim, a administração pode, gradativamente, dar adeus aos copos descartáveis, diminuindo o acúmulo de resíduos e reduzindo os custos com a compra dos mesmos.

“Esta iniciativa vem da percepção dos servidores do setor de controle de materiais da diretoria, que, preocupados com a quantidade de materiais utilizados diariamente sem um destino adequado, apresentaram o projeto, que nos dá a oportunidade de poder contribuir para a preservação do meio ambiente, com práticas saudáveis e simples no nosso cotidiano. Por isso, é importante a participação dos servidores de toda a Prefeitura”, disse Valdézia Maria da Silva, diretora da DGA.

“Menos plástico significa mais vida”, afirmou, entusiasmada, a servidora Mara Andrea Flores Pedrozo, uma das idealizadoras do projeto.

A servidora Maria Salete da Cruz, que trabalha no setor que realiza a entrega dos copos plásticos, já observou uma grande diminuição de pedidos após o início do projeto: “Antes, o fluxo de pessoas era bem maior.”

Para o Secretário de Administração, Gustavo Miroski, que sempre apostou em medidas simples para diminuir os resíduos e reciclar o material produzido na Secretaria, a contribuição de todos pode fazer uma diferença significativa para toda a administração do município.

“Temos a oportunidade de contribuir com a preservação do meio ambiente todos os dias. Por isso, convidamos a todos para adotar o uso das canecas e também usar o papel com responsabilidade; essa é apenas uma das muitas ações que ainda estão por vir”, adiantou Miroski.

(Prefeitura de Florianópolis, 17/08/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

1 Comentário

  1. Gustavo Kogure disse:

    Se as pessoas soubessem o quanto as prefeituras gastam com aterro sanitários. São milhões jogados no lixo.
    Reduzir, reaproveitar, reciclar e compostagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *